PUBLICIDADE

Ásia

Granada de pimenta é nova arma contra rebeldes na Índia

16 out 2009 - 10h13
(atualizado às 10h28)
Compartilhar

As forças de segurança indianas receberam um inusitado "presente" dos cientistas, que desenvolveram uma granada carregada com uma pimenta moída tão picante que seu uso militar é mais indicado que o gastronômico.

"Será aplicada basicamente contra a insurgência. Não deixa ferimentos: quando explode, uma fumaça da pimenta moída deixa (o inimigo) temporariamente incapacitado", descreveu à agência EFE um porta-voz da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO, em inglês), em Nova Délhi.

A bhut jolokia, uma pimenta vermelha que cresce no estado indiano de Assam, gerou a curiosidade deste organismo subordinado ao Ministério da Defesa indiano, que a descreve como "a mais picante do mundo".

Por enquanto, o uso dessa pimenta se limitou ao carregamento de granadas que, ao atingir o objetivo, lancem uma fumaça e que atuem como gás lacrimogêneo.

A fonte do DRDO, que pediu para não ser identificada, explicou que alguns corpos "paramilitares" da Índia - os que normalmente realizam operações nas áreas de fronteira, algumas das quais o gigante asiático disputa com vizinhos - já receberam a "bomba de pimenta", mas não confirmou se a mesma já foi usada.

A pimenta foi colhida em Assam e tratada com produtos químicos em um laboratório do DRDO em Gwalior, no centro da Índia, mas os responsáveis se recusaram a dar detalhes à EFE sobre os ingredientes desta espécie de arma militar.

Contatado pela Efe, um porta-voz do DRDO em Assam constatou que a bhut jolokia é "a pimenta mais picante do mundo" e louvou a qualidade de suas sementes.

"A aplicação deste alimento é baseada no conhecimento tradicional", disse a fonte, por telefone, insistindo em que a bomba não é letal.

A função da pimenta não será agora dar mais sabor aos já picantes pratos indianos, mas reprimir distúrbios e ajudar na luta contra "o terrorismo", de acordo com este porta-voz.

A nova arma pode ser utilizada também para, em vez de invadir um esconderijo de insurgentes, optar por lançar "granadas picantes" e obrigar que os rebeldes saiam do local, mas as fontes consultadas pela Efe reiteraram que as Forças Armadas serão responsáveis por determinar o uso.

Um cientista do DRDO citado pela agência indiana "Ians" fez especulações e disse que a bhut jolokia poderia servir também de alimento para os soldados posicionados em grandes alturas - como na Caxemira - e atuar como termostato corporal.

"Estamos realizando experimentos científicos para saber se a bhut jolokia poderia ser incorporada ao menu dos soldados em grande altura, para mantê-los aquecidos", disse R.B. Srivastava, diretor da divisão de Ciências da Vida do DRDO.

Também foi explorada a possibilidade de que um pó elaborado a partir desta pimenta fosse usado como "repulsivo" contra elefantes, em alguns estados onde estes animais invadem povoados, segundo Srivastava.

A pimenta é um ingrediente fundamental da cozinha indiana e, algumas vezes, acompanha inteira o frango ou o cordeiro.

Esse ingrediente deixa o prato mais picante quando adicionado em forma de pimenta à masala, uma popular mistura de condimentos na Índia que pode levar gengibre, alho, cebola, cravo e várias especiarias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade