PUBLICIDADE

Ásia

EUA: posse do novo premier do Paquistão é 'marco importante'

5 jun 2013 - 19h04
(atualizado às 19h15)
Compartilhar

O governo dos Estados Unidos considerou a posse do novo premier do Paquistão, Nawaz Sharif, nesta quarta-feira, um "marco importante" para a democracia do país.

"Esperamos, com interesse, trabalhar com ele e com o novo governo eleito democraticamente no Paquistão", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

"Os Estados Unidos se unem a todos os paquistaneses para dar as boas-vindas a esta transferência de poder histórica e pacífica, que representa um marco importante no progresso democrático no Paquistão", frisou.

Com as eleições de 11 de maio passado, um governo civil conseguiu transferir o poder para outro, após a conclusão de um mandato completo de cinco anos - a primeira vez que isso acontece nesse país, criado em 1947 e com uma história repleta de golpes de Estado.

Chefe do governo paquistanês em duas ocasiões nos anos 1990 - durante o governo do aliado de Washington, Pervez Musharraf -, na campanha eleitoral, Sharif se apoiou no forte antiamericanismo que prevalece no país. Nesta quarta, pediu o fim dos disparos dos aviões não-tripulados americanos, também conhecidos como "drones".

Os Estados Unidos têm um "forte e contínuo diálogo com o Paquistão, no que diz respeito a todos os aspectos da nossa relação, incluindo a segurança e a cooperação antiterrorista, e trabalhamos juntos para responder às preocupações de cada um", destacou a porta-voz do Departamento de Estado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade