PUBLICIDADE

Ásia

Bangladesh: prefeito é retirado do cargo por desabamento

2 mai 2013 - 07h55
(atualizado às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Homens ainda buscam corpos de vítimas do desabamento que vitimou centenas de pessoas
Homens ainda buscam corpos de vítimas do desabamento que vitimou centenas de pessoas
Foto: AP

O governo de Bangladesh destituiu nesta quinta-feira o prefeito do município onde na semana passada ocorreu o desabamento do complexo têxtil que matou pelo menos 429 pessoas, informou à agência EFE uma fonte policial.

Mohammed Refatula, prefeito da cidade industrial de Savar, vizinha da capital Dacca, foi acusado de "negligência" e "inação" por não ordenar o fechamento do edifício apesar de um dia antes do acidente terem aparecido rachaduras no imóvel.

O superintendente da polícia metropolitana de Dacca, Habibula Rehman, explicou à EFE que a decisão de destituir Refatula foi tomada pelo Ministério de Governos Locais e Desenvolvimento Rural de Bangladesh. "Foi formado um comitê de investigação e serão tomadas ações contra ele", afirmou.

Segundo a imprensa local, o prefeito foi acusado também de ter praticado "irregularidades" ao aprovar a construção do edifício, que contava com nove andares e abrigava a milhares de trabalhadores em diferentes fábricas de roupas.

Refatula é o primeiro alto cargo cassado desde o desabamento, ocorrido em 24 de abril quando cerca de três mil estavam no interior do imóvel. As autoridades prenderam por enquanto 10 pessoas, inclusive o dono do edifício, vários proprietários de fábricas e engenheiros municipais. Há também uma ordem de busca e captura contra o empresário espanhol David Maior, diretor-geral de uma das fábricas têxteis que se alojavam no edifício.

Um total de 429 corpos foram recuperados dos escombros, de acordo com a última apuração oficial. As autoridades descartaram no início da semana encontrar mais sobreviventes apesar de um número indeterminado de trabalhadores continuarem desaparecidos.

O desastre evidenciou as más condições de trabalho e de segurança nas fábricas têxteis do país asiático, que abastecem multinacionais ocidentais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade