PUBLICIDADE

Mundo

Argentina pede deportação de torcedores que brigaram na Copa

22 jun 2018 - 18h38
(atualizado às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A Argentina informou nesta sexta-feira que pediu para a Rússia deter e deportar quatro de seus torcedores filmados em uma briga com torcedores da Croácia em uma partida da Copa do Mundo na quinta-feira.

A Rússia e a Fifa prometeram sediar uma Copa do Mundo segura e acolhedora, apesar de preocupações de que o torneio pudesse ser manchado por violência entre torcidas.

Confusão entre torcedores da Argentina e da Croácia na Copa do Mundo
 21/6/2018      REUTERS/Carlos Barria
Confusão entre torcedores da Argentina e da Croácia na Copa do Mundo 21/6/2018 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

Todos os incidentes violentos relatados até o momento foram relativamente pequenos, mas um vídeo filmado durante a tensa partida de quinta-feira entre Argentina e Croácia em Nizhny Novgorod mostra um grupo de homens brigando nas arquibancadas.

O comitê organizador da Copa do Mundo da Rússia informou que sete argentinos haviam sido detidos pela polícia após a partida, na qual a Croácia venceu a Argentina por 3 x 0 e deixou as esperanças da seleção bicampeã mundial penduradas por um fio.

O ministério da segurança da Argentina informou em comunicado que havia identificado quatro torcedores em um vídeo e que irá agora "pedir para autoridades russas detê-los imediatamente para que possam ser deportados".

Um porta-voz do comitê organizador Rússia-2018 disse: "A questão agora está com autoridades judiciais para julgarem o assunto em linha com leis governamentais".

O vídeo, filmado durante a partida e amplamente circulado nas redes sociais, mostra homens vestidos com cores da Argentina e da Croácia se chutando e socando, conforme espectadores tentam apartar a briga.

Um torcedor croata é socado e golpeado repetidamente enquanto está deitado no chão e então recebe um chute na cabeça.

A Fifa informou mais cedo nesta sexta-feira que está trabalhando com autoridades para identificar as pessoas no vídeo.

"Estamos absolutamente em choque com as imagens em questão. A Fifa condena firmemente o comportamento desses pseudo torcedores", disse um porta-voz da Fifa em comentários escritos à Reuters.

"A Fifa está cooperando com autoridades relevantes da segurança e agora irá fazer o máximo possível para contribuir para identificar os indivíduos envolvidos nestes atos criminosos para poder garantir que sejam punidos de acordo".

A Federação Croata de Futebol informou estar trabalhando para juntar informações sobre o torcedor croata no vídeo.

"A Federação Croata de Futebol está chocada com o vídeo mostrando um incidente no estádio Nizhny Novgorod", disse um porta-voz à Reuters.

"Nós sempre condenamos firmemente e nos opomos a qualquer tipo de violência entre torcedores, física ou verbal, e nós estamos obviamente muito tristes em ver um torcedor croata sofrendo neste vídeo."

As embaixadas da Argentina e da Croácia na Rússia e um porta-voz da Associação de Futebol Argentino não responderam pedidos de comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade