Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Vulcão entra em erupção no Chile e moradores são evacuados

4 jun 2011 - 17h31
(atualizado às 21h12)
Compartilhar

O vulcão Puyehue entrou erupção neste sábado no sul do Chile, o que levou o governo a ampliar a ordem de evacuação e ordenar a transferência de 3,5 mil moradores dos arredores da montanha, poucas horas após decretar alerta vermelho.

Fumaça do vulcão Puyehue pode ser vista da cidade de Osorno, no sul do Chile
Fumaça do vulcão Puyehue pode ser vista da cidade de Osorno, no sul do Chile
Foto: Reuters

"Estamos com um episódio de atividade vulcânica importante. Temos uma coluna de fumaça superior a 10 km de altura. Inclusive há informações que já está chegando à Argentina", declarou à imprensa o ministro do Interior chileno, Rodrigo Hinzpeter.

O intendente da região de Los Rios, Juan Andrés Varas, disse à rádio Cooperativa que nas localidades próximas há um forte "cheiro de enxofre e cinzas" e que de alguns locais é possível ver uma "boca de fogo e uma coluna de fumaça". Com 2.240 m de altura, o Puyehue fica na Cordilheira dos Andes e sua última erupção ocorreu em 1960, ano em que também foi registrado na região um terremoto de 9,5 graus Richter, o mais forte registrado até agora no mundo todo.

Esse vulcão faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, que se estende ao longo de 15 km entre as regiões de Los Lagos e de Los Rios, cerca de 950 km ao sul da capital, em uma região de pouca densidade de população. O governo havia decretado há pouco mais de três horas alerta vermelho e ordenado a evacuação de 600 pessoas das regiões diante do risco de erupção, dado que na área haviam chegado registrar uma média de 230 sismos por hora.

Com a entrada em erupção do vulcão, o Executivo decidiu ampliar o perímetro de evacuação, embora só na região de Los Rios, totalizando 3,6 mil pessoas. Segundo Hinzpeter, esse processo, para o qual o Exército dispôs vários caminhões, está sendo realizado com normalidade. "Esperamos que neste processo sigamos recebendo a colaboração de nossos compatriotas", apontou.

Além disso, ordenou o fechamento temporário da passagem de fronteira Cardeal Samoré para retirar as famílias dali. As pessoas que quiserem ir à Argentina poderão fazê-lo pela passagem de Pino Hachado, situado mais ao norte.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra