Uribe não deveria buscar outro mandato, diz jornal
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, não deveria buscar outro mandato e seu "sucesso no governo ameaça agora se transformar em sua ruína", afirmou nesta sexta um editorial do jornal The Washington Post.
O artigo assinala que em sete anos Uribe se estabeleceu como um dos presidentes mais bem-sucedidos na história moderna da Colômbia.
"Quando assumiu o governo (2002) seu país estava à beira do colapso como Estado", acrescentou. "Sob sua condução restabeleceu-se o controle sobre a maioria do território, desmobilizou-se ou derrotou-se os guerrilheiros de direita e de esquerda, e a economia foi revitalizada".
O jornal acrescenta que embora a Colômbia continue sendo uma fonte importante do tráfico de cocaína, os líderes do ilícito já não operam com impunidade e muitos "foram capturados, mortos ou enviados aos Estados Unidos para serem julgados".
Na semana passada o Senado da Colômbia aprovou um projeto de plebiscito para que os cidadãos se pronunciem sobre a conveniência de se permitir duas reeleições presidenciais consecutivas.
A convocação do plebiscito depende da conciliação desse projeto com o texto aprovado pela Câmara de Representantes (Deputados), que estabelece que essa segunda reeleição seria em 2014.
"As enquetes mostram que Uribe continua sendo extremamente popular e provavelmente ganharia um terceiro mandato", segundo o Post.