PUBLICIDADE

América Latina

Papa planeja visitar Cuba e EUA no final de setembro

Visita será considerada histórica, já que Francisco atuou como mediador no processo de restabelecimento das relações entre Cuba e EUA

11 mai 2015 - 17h44
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco acena após visita pastoral em Ostia, perto de Roma, na Itália, no fim de semana. 03/05/2015
Papa Francisco acena após visita pastoral em Ostia, perto de Roma, na Itália, no fim de semana. 03/05/2015
Foto: Giampiero Sposito / Reuters

A visita do papa Francisco a Cuba vai acontecer de 19 a 22 de setembro, como parte de uma viagem que incluirá, em seguida, uma ida aos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira a Conferência de Bispos Católicos do país caribenho (COCC).

O pontífice irá às cidades de Havana, Holguín e Santiago de Cuba em uma visita considerada histórica, já que Francisco atuou como mediador no processo de restabelecimento das relações entre Cuba e EUA.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"A Conferência de Bispos Católicos de Cuba se satisfaz em comunicar que o Santo Padre estará em Cuba a partir de sábado, 19, até a terça-feira, 22 de setembro do presente ano", disse hoje a COCC em comunicado divulgado em seu site.

As datas da visita foram reveladas um dia depois de o presidente Raúl Castro se reunir no Vaticano com o papa e lhe agradecer pessoalmente por seu envolvimento no processo de restauração das relações diplomáticas entre Cuba e EUA, que foi anunciado em 17 de dezembro.

Raúl Castro e Papa Francisco se encontram no Vaticano:

O pontífice iniciará sua visita em Havana e visitará depois "a cidade de Holguín, o Santuário do Cobre e a cidade de Santiago de Cuba", de onde viajará aos Estados Unidos.

No Santuário do Cobre, que fica a 20 quilômetros a oeste de Santiago de Cuba, é venerada Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.

O Vaticano confirmou em 17 de abril a visita de Francisco à ilha em setembro, antes da viagem que já tinha programado aos Estados Unidos, mas as datas exatas não tinham sido confirmadas.

Esta é a terceira visita de um papa a Cuba em 17 anos, já que João Paulo II viajou à ilha em janeiro de 1998, e Bento XVI em março de 2012.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade