PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Morte de Hugo Chávez

Chávez considerava 'macabro' embalsamar e expor corpos humanos

Em entrevista transmitida pelo canal estatal, o presidente venezuelano criticou a prática: 'onde está o respeito pelo ser humano?'

9 mar 2013 - 16h28
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto do Palácio Presidencial de Miraflores mostra chavista reagindo ao ver o caixão do presidente Hugo Chávez
Foto do Palácio Presidencial de Miraflores mostra chavista reagindo ao ver o caixão do presidente Hugo Chávez
Foto: AFP

Um trecho de uma entrevista concedida pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, supostamente em 8 de março de 2009 revela o pensamento do líder que morreu de câncer aos 58 anos sobre o processo de embalsamar corpos para exposição. O vídeo passou a circular na internet depois do anúncio feito pelo presidente interino Nicolás Maduro de que o corpo de Chávez passará pelo processo para conservação e ficará exposto no Museu da Revolução.

Chávez será embalsamado e corpo ficará em urna de cristal:

Na entrevista de 2009, transmitida pela rede estatal VTV, Chávez comentava sobre uma exposição que era inaugurada em Caracas com corpos embalsamados. Ele dizia que pediu esclarecimentos aos organizadores para saber se o material da mostra eram, de fato, corpos humanos. “Se for, estamos na presença de algo macabro”, afirmou.

“Dizem que aplicaram polímeros para conservá-los, mas são corpos humanos que entraram nesse país para serem expostos e as pessoas pagam para ver um corpo humano destroçado, um cadáver! Onde está o respeito pelo ser humano?", questionou o então presidente da Venezuela.

Na última quinta-feira, o vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou que o corpo de Chávez, cuja morte foi anunciada na terça-feira, será embalsamado e ficará exposto por “pelo menos” mais sete dias no Museu da Revolução, em Caracas. “Vamos colocar um transporte especial para que o povo possa ir vê-lo”, disse. De acordo com Maduro, o corpo será embalsamado para que seja eterno “assim como Lênin e Mao Tsé-Tung”.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade