Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Mineiros cantam hino chileno na primeira comunicação direta

24 ago 2010 - 23h34
(atualizado em 24/8/2010 às 13h28)
Compartilhar

Os 33 mineiros presos há 18 dias em uma mina no norte do Chile gritaram de alegria e cantaram o hino nacional no primeiro contato direto com a superfície, quando souberam que seus companheiros haviam escapado ilesos, segundo informações divulgadas por um canal de TV local, nesta segunda-feira.

Parentes de um 33 dos mineiros presos colocam bandeiras do Chile no local do acidente, em Copiapó, no Chile
Parentes de um 33 dos mineiros presos colocam bandeiras do Chile no local do acidente, em Copiapó, no Chile
Foto: AP

O ministro da Mineração, Laurence Golborne, realizou o primeiro contato direto com o grupo por meio de um interfone introduzido no pequeno duto, de 700 m, que liga os mineiros às equipes de resgate na superfície.

No diálogo, um mineiro se apresenta: "aqui fala o chefe de turno, Luis Urzúa". Ao ser perguntado por Golborne como estava, Urzúa respondeu: "Ministro, estamos bem; esperando que nos resgatem. Temos bebido alguma água e comido um pouco do que tinha no abrigo".

Em seguida, Urzúa disse: "Ministro, quero fazer uma pergunta. Tínhamos uns companheiros que tentavam escapar (no dia do desabamento) e não sabemos se saíram ou não". Quando o ministro respondeu: "Saíram todos ilesos. Não houve nenhuma morte", os mineiros presos aplaudiram e gritaram de alegria.

"Quero que saibam que montamos um acampamento aqui onde estão seus familiares. Eles sofreram estes 17, 18 dias, mas agora sabem que vocês estão bem e ficaram muito contentes", disse o ministro. Com a notícia, os mineiros gritaram o tradicional "Chi Chi Chi Le Le Le - Viva Chile" e cantaram o hino nacional em coro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra