PUBLICIDADE

América Latina

Chile: em 100 dias de governo, 91% do prometido é cumprido

Em uma escala de 1 a 7, o centro de estudos ultraconservador "Libertad y Desarrollo" qualificou o cumprimento das promessas de Bachelet com 3,8

18 jun 2014 - 16h44
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem de arquivo mostra presidente do Chile em Santiago, em março de 2014</p>
Imagem de arquivo mostra presidente do Chile em Santiago, em março de 2014
Foto: Reuters

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou nesta quarta-feira - dia em que completa 100 dias de mandato - ter cumprido 91% das 56 medidas prometidas em campanha.

Em um ato realizado no município de El Bosque, o mesmo onde anunciou sua candidatura para um segundo mandato, Bachelet disse que as medidas que não foram cumpridas, como a criação dos Ministérios de Cultura e de Assuntos Indígenas, estão pendentes de um diálogo com todos os atores envolvidos.

As matérias relacionadas aos indígenas devem ser analisadas e consultadas com as próprias comunidades envolvidas, como estabelece o Convênio 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), assinada pelo Chile.

"Façamos as coisas bem, e abramos as consultas", disse a presidente chilena, que ressaltou que a maioria das medidas responde "à urgência" da cidadania para abordar os problemas que os afetam.

Neste aspecto, Bachelet explicou que as 56 medidas prometidas seguiram "um roteiro e mostraram o sentido, o alcance e as transformações que deseja levar adiante".

"Queremos articular uma nova maneira de se fazer política e planos, de maneira participativa e cidadã", ressaltou Bachelet.

"Não queremos nunca mais políticas de costas aos cidadãos", completou a presidente chilena, ao reiterar que as 56 medidas "são o início de um caminho". "Hoje fechamos uma etapa, as reformas já estão em andamento e esse é o ritmo que queremos sustentar", completou.

No entanto, em resposta a Bachelet, o presidente da opositora União Democrata Independente (UDI), Ernesto Silva, afirmou que os primeiros 100 dias do novo governo "foram de cansaço". "É como se fossem muitos mais", disse Silva, acrescentando que foram dias "de muita confusão entre os chilenos sobre o futuro do país".

"Tomara que isto mude (...) Em poucos meses é muito barulho, pouco avanço e muita incerteza. Eu acho que os chilenos se cansaram", finalizou.

Em uma escala de 1 a 7, o centro de estudos ultraconservador "Libertad y Desarrollo", vinculado à UDI, qualificou o cumprimento das promessas de Bachelet com 3,8.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade