PUBLICIDADE

América Latina

Temporal deixa mais de 8 mil desabrigados no Chile

4 jun 2014 - 00h25
Compartilhar
Exibir comentários
Temporal causou um caos no trânsito de Santiago
Temporal causou um caos no trânsito de Santiago
Foto: EFE

Mais de oito mil desabrigados, caminhos intransitáveis e serviços básicos cortados é o saldo no Chile do temporal de vento e chuva que afeta a zona centro e sul deste país, segundo dados oficiais.

Em Santiago, a chuva afetou vários semáforos das principais avenidas da capital chilena, de 6,2 milhões de habitantes; uma situação que originou gigantescos engarrafamentos.

Além disso, o mau tempo gerou grandes problemas no metrô de Santiago, que viu suas plataformas lotadas de pessoas que demoraram horas para subir em um vagão.

Na superfície as coisas não foram melhores, já que o 'Transantiago', como é denominado o transporte público, reduziu - ainda sem explicações - sua frequência, o que fez com que as pessoas ocupassem as ruas como forma de protesto.

O Escritório Nacional de Emergências (Onemi) informou na noite desta terça-feira que pelo menos quatro mil pessoas de diferentes localidades se encontram isoladas pelo aumento do volume em vários rios e canais.

Outro número similar de pessoas sofreu com o forte vento e os deslizamentos de terra. Além disso, mais de 50 mil casas estão sem provisão elétrica entre as localidades sulinas de El Biobío, La Araucanía, Los Ríos e Los Lagos.

Até agora se mantém a suspensão das aulas nos municípios de Puerto Varas, Puerto Montt e Calbuco, entre outros, enquanto bombeiros e funcionários municipais ajudam várias famílias que perderam o telhado de suas casas.

Segundo o Serviço de Meteorologia, a frente de mau tempo afetará desde Coquimbo, no norte, até a cidade de Punta Arenas, no sul.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade