PUBLICIDADE

Mundo

Agência mantém rating da Itália, mas melhora perspectiva

22 out 2021 - 17h56
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) confirmou nesta sexta-feira (22) o rating da Itália em BBB, mas elevou a perspectiva sobre a qualidade de crédito de "estável" para "positiva".

Agência mantém rating da Itália, mas melhora perspectiva
Agência mantém rating da Itália, mas melhora perspectiva
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em comunicado, a S&P afirma que a revisão para cima das perspectivas da Itália está ligada ao compromisso do governo do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, de realizar reformas pró-crescimento.

"Esperamos uma forte recuperação impulsionada por investimentos em 2021 e 2022, com o PIB da Itália acima dos níveis de 2019 em um ano à frente das previsões", diz a nota.

A agência ressalta ainda que o "claro reforço do compromisso com as reformas pró-crescimento e as consequências positivas que o crescimento terá nas contas públicas" conduziram à revisão das perspectivas.

A S&P estima para a Itália um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 6% este ano e 4,4% em 2022. Já o déficit italiano deve chegar a 8,8% do PIB em 2021, e cairá para 5,8% em 2022.

A previsão da S&P é que a dívida pública no final de 2021 será de 144% do PIB. "A chave para reduzir os altos níveis de dívida é o crescimento", enfatiza a agência, segundo a qual o governo Draghi deve garantir a implementação de seu ambicioso programa de reformas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade