PUBLICIDADE

Mundo

Agência dos EUA autoriza 3ª dose da vacina contra Covid-19 para imunocomprometidos

13 ago 2021 - 18h08
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou uma terceira dose de vacina contra Covid-19 da Pfizer -BioNTech e da Moderna para pessoas com sistema imunológico comprometido.

27/07/2021
REUTERS/David 'Dee' Delgado
27/07/2021 REUTERS/David 'Dee' Delgado
Foto: Reuters

A autorização na quinta-feira do uso de emergência abre caminho para que as pessoas que tiveram um transplante de órgão, ou aqueles com sistema imunológico enfraquecido, recebam uma dose extra da mesma vacina que tomaram inicialmente. A mistura de vacinas de mRNA é permitida para a terceira dose se a vacina original não estiver disponível.

Um painel consultivo para o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA votou nesta sexta-feira para recomendar as doses adicionais, uma etapa importante antes que a política seja implementada.

Os pacientes não precisarão de prescrição ou aprovação de um prestador de saúde para provar que são imunocomprometidos e receber a dose adicional, de acordo com autoridades do CDC.

"Será um atestado do paciente e não haverá exigência de prova, prescrição ou recomendação de um profissional de saúde", disse a dra. Amanda Cohn, do CDC, antes da votação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização.

O grupo vulnerável representa menos de 3% dos adultos norte-americanos, disse Rochelle Walensky, diretora do CDC, antes da autorização.

"Após uma revisão completa dos dados disponíveis, a FDA determinou que este grupo pequeno e vulnerável pode se beneficiar de uma terceira dose das vacinas Pfizer-BioNTech ou Moderna", disse Janet Woodcock, comissária interina da FDA, em um tuíte na quinta-feira.

Woodcock afirmou que outras pessoas que estão totalmente vacinadas não precisam de uma dose adicional da vacina agora.

A decisão da FDA não se aplica a pessoas que receberam a vacina de dose única da Johnson & Johnson, disse o CDC, porque ainda não há dados suficientes neste caso.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade