PUBLICIDADE

África

Subsecretário dos EUA chega ao Egito para se reunir com novas autoridades

14 jul 2013 - 18h25
Compartilhar

O subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Bill Burns, chegou neste domingo ao Cairo para se reunir com as novas autoridades do Egito, designadas após a derrubada do presidente islamita Mohammed Mursi no último dia 3.

Burns, que permanecerá no Cairo até a próxima terça-feira, chegou num avião militar que saiu da Grécia, informou a televisão egípcia sem dar mais detalhes.

Após o golpe de Estado, os militares designaram um chefe de Estado interino, Adly Mansour, que até então era presidente do Supremo Tribunal Constitucional.

Mansur nomeou como primeiro-ministro o economista Hazem el Beblaui e está prestes a terminar a formação de um governo de transição, que será anunciado na próxima terça ou quarta-feira.

O Departamento de Estado americano disse anteriormente em comunicado que Burns também manterá encontros com líderes empresariais e da sociedade civil egípcia.

"Em todas estas reuniões vamos insistir no apoio dos Estados Unidos ao povo egípcio, o fim de toda violência e uma transição que conduza a uma sociedade inclusiva e a um governo civil eleito democraticamente", acrescentou a nota.

Mais de uma semana depois da derrubada de Mursi, a Casa Branca ainda não decidiu se considera o fato como um golpe de Estado, o que por lei obrigaria a suspensão da ajuda ao Egito, de cerca de US$ 1,5 bilhões anuais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade