PUBLICIDADE

África

Novo presidente da Nigéria promete combater Boko Haram

Em discurso de posse, Muhammadu Buhari também afirmou não medir esforços para resgatar reféns do grupo jihadista

29 mai 2015 - 12h20
(atualizado em 30/5/2015 às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Muhammadu Buhari assumiu a presidência da Nigéria, país mais populoso da África
Muhammadu Buhari assumiu a presidência da Nigéria, país mais populoso da África
Foto: Afolabi Sotunde / Reuters

Em discurso de posse na sexta-feira, o novo presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, prometeu intensificar a campanha militar contra o grupo radical islâmico Boko Haram.

Siga o Terra Notícias no Twitter

“O Boko Haram é um grupo de gente louca e sem Deus, que está o mais longe do Islã quanto possamos imaginar”, declarou Buhari, um muçulmano do Norte da Nigéria, região do país onde mais se pode sentir a revolta dos fundamentalistas iniciada em 2009, com um balanço de mais de 15 mil mortos.

O novo chefe de Estado nigeriano disse que pretende instalar um novo centro de comando militar em Maiduguri (Nordeste do país), reduto do grupo jihadista, avaliando que “a vitória não pode ser conseguida a partir de um centro de comando em Abuja (centro)”.

A Nigéria enfrenta grandes desafios, incluindo a agitação generalizada e as dificuldades econômicas, afirmou Buhari durante a cerimônia. “Vamos enfrentá-los com determinação. Os nigerianos não vão lamentar terem nos confiado essa responsabilidade”, adiantou.

Buhari prometeu ainda fazer o que for possível para resgatar os milhares de pessoas que se acredita serem reféns do grupo Boko Haram – incluindo 219 estudantes que os radicais levaram da cidade de Chibok em abril de 2014.

Eleito no dia 28 de março deste ano, Muhammadu Buhari, 72 anos, substitui Goodluck Jonathan. Esta é a primeira vez que um opositor vence um chefe de Estado cessante na primeira potência econômica e país mais populoso da África.

Foto: Arte Terra
Sequestro de meninas pelo Boko Haram completa um ano:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade