PUBLICIDADE

África

Egito retira a Irmandade Muçulmana da lista de ONG autorizadas

8 out 2013 - 14h41
Compartilhar

O governo egípcio retirou nesta terça-feira a Irmandade Muçulmana da lista de organizações não-governamentais autorizadas, depois de emitida uma ordem judicial.

A justiça egípcia proibiu, em 23 de setembro, as atividades da Irmandade Muçulmana e ordenou o confisco dos bens da influente confraria, da qual faz parte Mohamed Mursi, o presidente islamita destituído pelo Exército no início de julho.

Esta proibição se aplica à confraria - que não tem existência legal alguma -, assim como à Associação da Irmandade Muçulmana, uma ONG criada sob a presidência de Mursi e acusada de servir de fachada da confraria.

Primeiro presidente eleito democraticamente no Egito, Mursi foi destituído em 3 de julho, depois de manifestações que reuniram milhões de pessoas reclamando sua saída.

Desde então, o ex-presidente está detido num local secreto e seus partidários se manifestam para protestar contra o que consideram um golpe de Estado.

As autoridades estabelecidas pelo exército reprimem com força os partidários de Mursi: desde meados de agosto, mais de mil pessoas morreram e 2.000 irmãos muçulmanos foram detidos, entre eles quase todos seus líderes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade