PUBLICIDADE

África

Aos 91 anos, ex-presidente do Senegal será candidato em eleições legislativas

31 mai 2017 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

Abdoulaye Wade, presidente do Senegal entre 2000 e 2012, liderará, aos 91 anos, a lista da Coalizão Vencedora Wattu Senegal para as eleições legislativas do próximo dia 30 de julho, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

Entre os rivais do ex-presidente está o primeiro-ministro Mahammad Boun Abdallah Dionne, que lidera a coalizão de partidos aliados do governo do atual presidente, Macky Sall, que derrotou Wade nas eleições de 2012.

Os eleitores senegaleses vão às urnas dentro de dois meses para renovar a Assembleia Nacional, que passará de 150 para 165 deputados após uma recente reforma constitucional.

Após a derrota para Sall em 2012, Wade não quis encerrar sua carreira política e decidiu continuar como líder do Partido Democrático Senegalês (PSD) o tempo necessário para organizar sua aposentadoria e deixar à frente da legenda seu filho, Karim.

A prisão de Karim Wade em 2013, no entanto, acusado de corrupção, e sua posterior condenação a seis anos de reclusão em 2015 acabaram com as ambições do veterano político de ver o filho ser eleito.

Não é a primeira vez que Wade planeja disputar eleições legislativas. Após a condenação do filho, o ex-presidente tentou formar uma ampla aliança de mais de 50 grupos de oposição para obter maioria no parlamento.

Segundo alguns analistas, Wade pretendia desta forma para aprovar uma lei de anistia que tirasse Karim da prisão. Atualmente, o filho do ex-presidente vive exilado no Qatar, após se beneficiar de um indulto presidencial decretado em 2016 por "razões humanitárias".

Mas as discrepâncias sobre os critérios de designação dos candidatos e as fricções em torno da liderança da candidatura provocaram o então abandono de Wade e seus partidários.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade