PUBLICIDADE

Mundo

Adolescente sueca acusa Reino Unido de "comportamento irresponsável" sobre clima

23 abr 2019 - 17h49
Compartilhar
Exibir comentários

Líderes de oposição do Reino Unido se encontraram nesta terça-feira com a ativista sueca Greta Thunberg, defensora do meio ambiente, para debater o que a adolescente chama de "crise existencial" da humanidade.

Greta Thunberg, na Câmara dos Lordes em Londres 23/4/2019 REUTERS/Toby Melville
Greta Thunberg, na Câmara dos Lordes em Londres 23/4/2019 REUTERS/Toby Melville
Foto: Reuters

Depois de meses de tumulto por causa da separação da União Europeia, a mudança climática voltou à pauta política britânica devido a protestos que fecharam algumas das artérias do tráfego em Londres.

    Greta, que conquistou notoriedade global ao organizar uma greve estudantil para protestar contra a mudança climática, elogiou as ocupações da "Rebelião contra a Extinção" na capital inglesa.

    A polícia prendeu 1.065 pessoas e acusou 71 por sua ligação com os protestos da Rebelião contra a Extinção, que visaram Oxford Circus, a Ponte de Waterloo e outras partes de Londres.

    Greta pediu que mais pessoas tomem atitudes.

    "Contanto que não seja violento, acho que certamente pode fazer diferença, pode fazer as pessoas se conscientizarem mais da situação, para mostrarmos que isto é uma emergência", disse ela à televisão BBC.

    Na reunião com Greta, Jeremy Corbyn, líder do opositor Partido Trabalhista, lhe disse: "Parabéns pelo que você fez. Você mudou o debate de muitas maneiras, o que foi muito bom, e isso precisa acontecer."

    Depois de vê-la fazer outro discurso a uma plateia de parlamentares, o secretário britânico do Meio Ambiente, Michael Gove, disse a Greta: "Sua voz -ainda calma e clara- é como a voz de nossa consciência, e ao ouvi-la sinto admiração, mas também tenho uma sensação de responsabilidade e culpa, porque reconheço que sou da geração dos meus pais."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade