Acordo Mercosul-UE avança na Câmara após parecer favorável de relator
Texto pode ser votado no Plenário depois do Carnaval
O acordo Mercosul-União Europeia avançou na Câmara dos Deputados, após receber parecer favorável do relator da comissão responsável pela análise do texto, Arlindo Chinaglia (PT).
Segundo o parlamentar governista, a expectativa é de que a proposta seja levada para votação no Plenário após o Carnaval.
Chinaglia afirmou que o pacto "expande nossas oportunidades de inovação, com a importação de bens de capital e as possibilidades abertas por novas técnicas produtivas que podem encaminhar um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico sustentável para a economia brasileira".
"Sabemos que este é um momento decisivo, em um mundo com instituições multilaterais sob constante ataque", observou o deputado.
A matéria apresentada pelo relator pode começar a ser discutida nesta terça-feira (10) na Comissão de Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, apesar do funcionamento reduzido do Legislativo às vésperas do Carnaval.
O acordo Mercosul-União Europeia foi assinado em 17 de janeiro, no Paraguai, porém a tramitação na UE foi paralisada após o Parlamento Europeu ter encaminhado o texto para um parecer jurídico do Tribunal de Justiça do bloco, o que pode adiar sua entrada em vigor.