PUBLICIDADE

Mundo

A Europa não irá escolher lados na disputa comercial entre a China e os EUA, diz autoridade

21 abr 2018 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

A Europa não escolherá lados na disputa comercial entre os Estados Unidos e a China, disse neste sábado uma importante autoridade europeia, acrescentando que as isenções temporárias da União Europeia (UE) das tarifas de aço e alumínio dos EUA devem se tornar permanentes.

O comissário europeu para Assuntos Econômicos e Financeiros, Pierre Moscovici, afirmou que o comércio foi uma das principais questões discutidas com autoridades dos Estados Unidos durante as reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial nesta semana em Washington.

Moscovici disse à Reuters que se encontrou com o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, com o presidente do Federal Reserve, banco central norte-americano, Jerome Powell, com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e com o conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow.

"As guerras comerciais são como todas as guerras: destrutivas", disse ele. "Precisamos encontrar um pouso suave no debate que está em andamento. Isso significa, primeiro, encontrar um caminho entre os EUA e a UE para passar de uma isenção temporária para uma isenção definitiva", disse ele.

"Discutimos isso ativamente, em um espírito bastante construtivo com nossos amigos norte-americanos e estou esperançoso de que teremos essa decisão até 1º de maio", disse, referindo-se à data de expiração da isenção temporária para a UE.

A ira da UE foi alimentada no mês passado quando o presidente Donald Trump anunciou tarifa de 25 por cento sobre as importações de aço e 10 por cento sobre as de alumínio para combater o que ele descreveu como concorrência internacional injusta. Vários países, incluindo os da UE, obtiveram isenções temporárias.

Trump também anunciou tarifas sobre produtos chineses, provocando retaliações por parte de Pequim e alimentando temores de guerra comercial global.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade