A estátua gigante de Alexandre em Skopje é uma "provocação", segundo Atenas
A Grécia denunciou nesta terça-feira como "provocação" a instalação de uma estátua gigante de Alexandre o Grande na praça central de Skopje, a capital da Macedônia, país cujo nome vem sendo contestado por Atenas há duas décadas.
Atenas, Grécia, 21 Jun 2011 (AFP) -A Grécia denunciou nesta terça-feira como "provocação" a instalação de uma estátua gigante de Alexandre o Grande na praça central de Skopje, a capital da Macedônia, país cujo nome vem sendo contestado por Atenas há duas décadas.
A montagem da estátua em bronze, cujas peças chegaram semana passada de Florença (Itália), foi concluída nesta terça-feira.
O chefe da diplomacia grega, Stavros Lambrinidis, considerou em declaração, ante o parlamento de Atenas que se tratava de uma "provocação" que "pesará nas conversações" bilaterais e que o país vizinho "cultiva o irredentismo, a política de libertar povos com afinidades étnicas, culturais, a maior ameaça dos Bálcãs".
"Guerreiro a cavalo" é o nome oficial dado pelos macedônios à estátua equestre de uma altura total de 22 metros, para evitar a cólera dos gregos, mas o rosto do cavaleiro revela os traços fortes atribuídos ao grande conquistador da Antiguidade.
O canal de televisão privada macedônio A1 divulgou por sua vez as imagens do levantamento em Bitola (sul), de uma estátua equestre de 8 metros de altura de Philippe II, o pai de Alexandre o Grande.
A Macedônia e a Grécia reivindicam Alexandre o Grande como seu patrimônio histórico.
A Grécia também considera o nome "Macedônia" parte de seu patrimônio nacional e bloqueia o reconhecimento internacional do país vizinho com essa denominação.
burs-jph/sd