Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MTST ocupa prédio público em Porto Alegre em apoio aos desabrigados pelas enchentes

Movimento reivindica moradia digna para vítimas das chuvas e homenageia economista Maria da Conceição Tavares.

10 jun 2024 - 14h54
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde o sábado (8), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupa o antigo prédio do INSS na Av. Borges de Medeiros, 530, no Centro Histórico de Porto Alegre. Nomeada em homenagem à economista Maria da Conceição Tavares, falecida no mesmo dia, a ocupação demanda do poder público soluções imediatas e dignas para os desabrigados das enchentes que estão sendo removidos das escolas onde estavam alojados devido ao retorno das aulas.

Foto: Reprodução / Rafa Dotti / Brasil de Fato / Porto Alegre 24 horas

Dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) indicam que mais de 160 mil pessoas foram afetadas em Porto Alegre, especialmente nos bairros Sarandi, Farrapos, Cidade Baixa, Ponta Grossa, Lami e São Geraldo. A Defesa Civil do RS reporta que em todo o estado, 2.392.686 pessoas foram impactadas, com 572.781 desalojadas e 30.442 abrigadas.

A coordenadora nacional do MTST, Cláudia Ávila, destacou que a ocupação visa mostrar a viabilidade de adaptar imóveis públicos para moradia popular. O movimento critica a proposta de Cidades Temporárias anunciada pelo governo estadual, que prevê abrigar famílias em barracas até que suas moradias sejam reconstruídas, argumentando que tais soluções são inadequadas e violam direitos básicos.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade