MotoGP: Honda planeja levar modelo de 2027 para as pistas
A Honda irá testar seu protótipo de MotoGP de 2027 no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia, nesta semana. Essa será a primeira vez que o modelo é usado em pista. A fabricante espera se tornar uma força dominante no Campeonato Mundial mais uma vez.
O teste da Honda, no entanto, não será o primeiro a acontecer. A KTM foi a primeira fabricante a estrear o novo motor 850cc em Jerez durante as semanas iniciais de dezembro. A apresentação da fabricante japonesa será na quarta-feira (17) e contará com os pneus da Pirelli.
Uma equipe de testes e desenvolvimento da Honda será enviada para dois dias de testes em Sepang, na Malásia. Durante esse tempo, o motor de 2027 terá sua estreia nos circuitos, com o ex-piloto da LCR, Takaaki Nakagami, no volante.
Em 2027, a MotoGP passará por uma reformulação técnica, adotando motores 850cc, reduzindo a aerodinâmica e eliminando dispositivos de altura de pilotagem como parte de um novo conjunto de regulamentos. As mudanças coincidem com a chegada da Pirelli como fornecedora exclusiva de pneus da categoria, substituindo a Michelin.
Ainda que a Honda e Aleix Espargaró, líder do projeto, estejam focados no desenvolvimento da moto de 2026, um programa paralelo será montado para trabalhar com o motor 850cc em uma moto base. Além disso, a fabricante utilizará os pneus que a Pirelli está desenvolvendo para sua estreia no MotoGP em 2027.
Por enquanto, Nakagami irá assumir a liderança do desenvolvimento da nova moto para 2027, enquanto Espargaro foca no modelo do próximo ano. No meio de 2026, quando o projeto já estiver em um estágio avançado, o espanhol deve passar o planejamento para a sua supervisão.
Em busca de uma entrada positiva na categoria, a Pirelli ofereceu pneus e equipes de apoio aos fabricantes que estivessem dispostos a testar e trabalhar com os novos pneus de MotoGP. Apenas a KTM e a Honda aceitaram a proposta, mas é esperado que outros fabricantes façam o mesmo a partir de fevereiro.
A fabricante de pneus espera realizar dois testes com as motos 2027 e pilotos da MotoGP em tempo integral durante 2026, sendo um em junho e outro em setembro.
Ver essa foto no Instagram