PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: Lula não tem 52% das ações da Folha de S.Paulo

8 nov 2018 - 19h26
(atualizado às 22h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Circula nas redes sociais uma imagem com a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria dono da maior parte das ações do jornal Folha de S.Paulo. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação feito pela Lupa:

Foto: Agência Lupa

"Lula detém 52% das ações da Folha de S.Paulo. Trocando em miúdos: Lula é o dono da Folha de S.Paulo"

Texto em imagem com mais de 2 mil compartilhamentos no Facebook até as 17h30 do dia 8 de novembro 2018

FALSO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é dono de ações do jornal Folha de S.Paulo. O site da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) mostra que a Empresa Folha da Manhã S.A, que edita o jornal, está no nome do economista Luiz Frias e do jornalista Octavio Frias de Oliveira Filho. Além disso, a empresa Larimus Participações também consta no documento como detentora de ações. A Larimus, por sua vez, está no nome dos Frias, como mostra o documento disponível na Jucesp.   

Octavio Frias Filho morreu em agosto deste ano, vítima de um câncer no pâncreas. Ele era o diretor de redação da Folha. Dias depois, sua irmã, a jornalista Maria Cristina Frias, assumiu o cargo. Desde 2009, ela escreve para a coluna Mercado Aberto, sobre temas como negócios, macroeconomia e empreendedorismo.

No dia 6 de novembro, a própria Folha desmentiu a informação que circula em redes sociais, afirmando que a empresa pertence "100% à família Frias de Oliveira". O jornal Folha de S.Paulo foi fundado em 1921 e, anos depois, em 1962, foi comprado pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho. Os sócios se separaram em 1991 e, desde então, a família Frias se tornou a única detentora das ações da empresa, segundo o comunicado da Folha.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade