PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: sessão secreta do STF para julgar Lula é falso

7 nov 2018 - 18h35
Compartilhar
Exibir comentários

nathalialupa

Circula nas redes sociais imagem com a informação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski pretende realizar, no dia 26 de novembro, uma sessão secreta para julgar a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por desde abril. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação feito pela Lupa:

Foto: Agência Lupa

"Lewandowski quer sessão secreta no dia 26/11/2018, sessão que vai julgar libertação do Lula"

Informação que consta em imagem e que às 17h do dia 7 de novembro 2018 já tinha mais de 880 compartilhamentos no Facebook

FALSO

Segundo a assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski não agendou nenhuma sessão secreta para julgar a libertação do ex-presidente Lula. Além disso, o órgão informou que as sessões de julgamento são públicas e com pauta previamente definida. A TV Justiça tem uma página oficial que mostra todos os assuntos previstos para julgamento, sendo atualizada diariamente.

Em junho, uma imagem semelhante circulou pela internet, "informando" que Lewandowski pretendia fazer uma sessão secreta para julgar o ex-presidente petista no dia 26 daquele mês. Na época, o próprio ministro negou a informação em uma sessão na Corte. "Quero aproveitar a oportunidade para desmentir categoricamente essa fake news e dizer que as nossas sessões da Segunda Turma são públicas, e o acesso à imprensa é absolutamente franqueado, sem nenhuma restrição".

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade