PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: Foto de Lula diante de Chávez foi adulterada

Imagem que circula nas redes sociais mostra o ex-presidente ajoelhado diante de Hugo Chávez e Evo Morales

6 dez 2018 - 15h58
Compartilhar
Exibir comentários

Cristina Tardáguila

Circula nas redes sociais uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajoelhando-se diante do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez e do presidente da Bolívia, Evo Morales. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Foto: Agência Lupa

"Enquanto os petistas falam da continência de Bolsonaro ao [presidente] americano, não vamos deixá-los esquecer da referência de joelho que Lula fez aos ditadores Hugo Chávez e Evo Morales"

Imagem que circula na internet (aqui e aqui) e que, até as 14h50 do dia 6 de dezembro de 2018, já tinha mais de 53 mil compartilhamentos

FALSO

A foto que foi analisada pela Lupa foi adulterada. Na foto original, tirada durante conferência do Mercosul em Montevidéu, Uruguai, em 2007, Lula encosta a cabeça no peito de Chávez para abraçá-lo. É possível encontrá-la nesta galeria.

Foto: Agência Lupa

Utilizando a ferramenta TinEye, também é possível encontrar versões dessa mesma foto que incluem o presidente da Bolívia, Evo Morales. Elas se encontram, atualmente, fora do ar.

Foto: Agência Lupa

Esse conteúdo também foi verificado pelos sites Polígrafo, de Portugal, Aos Fatos e Boatos.org.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Veja também:

Influenciador Leo Picon mostra os bastidores de sua empresa:

 

Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade