PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: Trump não confirmou ida a posse de Bolsonaro

5 nov 2018 - 18h50
Compartilhar
Exibir comentários

Circula nas redes sociais imagem com a informação de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, virá ao Brasil, no dia 1º de janeiro de 2019, para acompanhar a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação feito pela Lupa:

Foto: Agência Lupa

"O presidente Donald Trump dos EUA acabou de confirmar presença na posse de Bolsonaro. Primeira vez que isso acontece…"

Imagem que às 16h30 do dia 5 de novembro 2018 já tinha quase 300 compartilhamentos no Facebook

FALSO

Procurada pela Lupa, a Embaixada dos Estados Unidos informou que, até a tarde do dia 5 de novembro de 2018, a informação de que Donald Trump viria à posse de Jair Bolsonaro não havia sido confirmada. De acordo com o órgão, é importante ressaltar que qualquer anúncio oficial sobre a presença de autoridades americanas na cerimônia do dia 1º de janeiro só será feito por intermédio do Departamento de Estado ou porta-voz da Casa Branca.

A Lupa também fez uma busca pelas redes sociais do presidente americano e não localizou nenhum comentário público sobre uma possível vinda de Trump ao Brasil no início de 2019.

No dia 29 de outubro, Trump relatou o telefonema para Bolsonaro e escreveu, em seu Twitter, que Brasil e Estados Unidos vão cooperar comercial e militarmente.

Vale lembrar que na posse de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2015, o então presidente Barack Obama não compareceu - quem representou os EUA foi o então vice-presidente, Joe Biden.

Bolsonaro, que frequentemente afirma ser um admirador de Donald Trump, recebeu um telefonema do presidente dos EUA quando foi eleito.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade