PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: Atrasados podem fazer segundo dia de Enem

Aqueles que chegaram atrasados no primeiro dia da prova e perderam o exame, podem comparecer para o segundo dia

10 nov 2018 - 18h38
(atualizado em 5/10/2022 às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Na edição de 2018, como é desde 2009, o Enem está sendo realizado em duas datas diferentes. A prova de linguagens, redação e ciências humanas foi realizada no dia 4 de novembro, enquanto a prova de matemática e ciências naturais (química, física e biologia) será realizada neste domingo, 11 de novembro.

Candidatos na entrada do campus da Universidade Nove de Julho (Uninove), no bairro da Barra Funda, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Candidatos na entrada do campus da Universidade Nove de Julho (Uninove), no bairro da Barra Funda, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Foto: Dario Oliveira / Estadão Conteúdo

Isso pode gerar uma dúvida: quem se atrasou, ou faltou por motivos pessoais, para a primeira prova deve realizar a segunda? E quem chegou no horário mas não conseguiu fazer a prova por motivos estruturais, como falta de energia no local do exame? Por meio do projeto #VerificamosENEM, a Lupa analisou essas questões. Veja abaixo:

"Quem perdeu a primeira prova  do Enem por estar atrasado não pode fazer a segunda"

FALSO

Segundo o Inep, quem perdeu o primeiro dia de prova do Enem por estar atrasado, ou por qualquer outro motivo pessoal, poderá realizar a prova de domingo (11) normalmente. Contudo, esses estudantes não irão receber a nota para as áreas de linguagens, ciências humanas e redação, cuja prova foi realizada no domingo passado (4).

"Quem não conseguiu concluir a primeira prova por falta de energia no local do exame deve fazer a segunda"

VERDADEIRO

No primeiro dia de prova, alguns estudantes não conseguiram realizar a primeira prova por falta de energia no local. Foram registrados casos em Franca (SP), onde 993 alunos foram prejudicados, e Porto Nacional (TO), onde 759 alunos não puderam realizar o exame. O Inep informou em sua rede social que esses alunos devem comparecer normalmente no dia 11 de novembro, próximo domingo, para fazer a prova de matemática e ciências da natureza.

Neste caso, segundo o Inep, o estudante poderá fazer a reaplicação da prova de linguagens, ciências humanas e redação, no dia 11 de dezembro.

Veja também:

Correria: últimos candidatos chegam para o Enem antes do portão fechar :
Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade