Descubra como usar o Enem 2018 para entrar na faculdade

Veja como entrar em universidade pública e como conseguir bolsa ou vaga em faculdade privada sem fazer vestibular!

9 nov 2018
16h10
atualizado em 10/11/2018 às 15h48
  • separator
  • comentários

Veja como entrar em universidade pública e como conseguir bolsa ou vaga em faculdade privada sem fazer vestibular, só com a nota do Enem 2018!

Com a nota do Enem, é possível entrar em universidade pública e conseguir bolsa ou vaga em faculdade privada sem fazer vestibular
Com a nota do Enem, é possível entrar em universidade pública e conseguir bolsa ou vaga em faculdade privada sem fazer vestibular
Foto: Guia da carreira

Quem faz o Enem tem pelo menos três maneiras de entrar na faculdade.

Na edição de 2018 vai valer também aquela velha regrinha: quanto maior for a nota, maiores as chances de sucesso.

Por isso, se você vai fazer o Enem este ano, precisa conhecer bem os processos seletivos que acontecem logo após a divulgação dos resultados, em janeiro.

A gente explica a seguir como usar o Enem 2018 para entrar no ensino superior e ainda traz algumas instituições de qualidade onde você pode estudar!

Como usar o Enem 2018 para entrar na faculdade

Existem pelo menos três maneiras de entrar na faculdade usando a nota do Enem.

A gente vai explicar a seguir como você pode:

Entrar na universidade pública. Conseguir bolsa de estudos em faculdade particular. Entrar na faculdade privada sem fazer vestibular.

Vamos lá?

Como usar o Enem 2018 para entrar na universidade pública

Se você está pensando em usar sua nota no Enem 2018 para entrar em uma instituição pública (universidade ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), terá que passar obrigatoriamente pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O Sisu distribui anualmente mais de 240 mil vagas por todo o país. Aqui é possível encontrar cursos em todas as áreas do conhecimento: Engenharia, Letras, Medicina, Odontologia, Jornalismo, Psicologia, Administração, Pedagogia, Estatística e muito, muito mais.

Para participar, basta ter feito o Enem 2018 e não ter tirado nota zero na redação. Parece fácil, não é mesmo?

Acontece que na realidade o Sisu é, entre todos os processos seletivos de âmbito nacional, o mais concorrido. Uma boa nota no Enem é a condição número um para conseguir vaga.

O Sisu acontece duas vezes por ano. A primeira edição deve abrir assim que os resultados do Enem 2018 forem divulgados, em janeiro de 2019. A segunda, em junho ou julho do mesmo ano.

O candidato se inscreve no site oficial do Sisu, aponta duas opções de curso que gostaria de fazer, além de indicar ser irá concorrer por meio das cotas ou pela ampla concorrência.

As inscrições ficam abertas por poucos dias. Durante esse período, é preciso verificar se a nota de corte para entrar no curso está abaixo da que ele obteve no Enem. Essa pontuação pode mudar todos os dias, até o encerramento das inscrições. Caso a nota aumente, dá para mudar as opções de curso quantas vezes for necessário.

Como usar o Enem 2018 para conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares

Você pode usar sua nota do Enem 2018 para conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

O ProUni distribui bolsas parciais integrais em instituições particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC em todo o Brasil. Para participar do processo seletivo em 2019 é preciso ter feito Enem 2018 e obtido, pelo menos, 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

O candidato também precisa a atender aos seguintes critérios: ter feito o ensino médio em escolas da rede pública (ou ter estudado em escola particular com bolsa integral), não ter diploma de nível superior e ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

A disputa por uma vaga nos cursos mais populares é bem acirrada. Por isso, sua nota pode fazer toda diferença. No ProUni também há vagas para cursos a distância!

Na inscrição, feita pelo site do ProUni, o candidato escolhe duas opções de curso e indica se irá entrar na disputa por meio da ampla concorrência ou pelas cotas.

O ProUni tem duas edições por ano.

Como usar o Enem 2018 para entrar em faculdades particulares

De todos os que já citamos, o chamado Ingresso Direito é o processo seletivo mais tranquilo. Aqui, o candidato só tem que seguir alguns passos simples para garantir entrada no ensino superior:

Encontrar a faculdade onde quer estudar. Verificar se a instituição escolhida aceita o ingresso direto. Encontrar a vaga desejada e informar a nota que obteve em cada uma das provas do Enem. Aqui vai valer tanto a edição de 2018 quanto as anteriores (geralmente a partir de 2010).

Caso tenha nota suficiente (o desempenho mínimo é estipulado pela faculdade), a vaga está garantida. Aí só precisa reunir os documentos necessários e fazer a matrícula - e tudo isso sem ter que prestar vestibular!

Outro ponto positivo do ingresso direto é que, além de estar se popularizando rapidamente pelo país, geralmente o processo seletivo é gratuito. O único curso que não aceita novos estudantes por meio desse sistema é o de Medicina.

Veja também:

 

Guia da carreira

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade