Maior ônibus elétrico do mundo roda no Brasil com a energia de 6 mil chuveiros
Com 28 metros e capacidade para 250 passageiros, o Volvo BZRT exige subestação exclusiva e "powerbank" gigante para operar no BRT mineiro.
Se um bom forró é tocado com uma sanfona, o maior ônibus biarticulado elétrico do mundo tem logo duas. A Volvo e a Marcopolo entregaram na sexta-feira, 30, cinco unidades daquele que é considerado o modelo de veículo de passageiros mais longo de todos para a operadora de transportes Metro, de Goiânia (GO).
O BZRT tem 28 metros de comprimento e pode transportar até 250 pessoas. Ele é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada (total de 400 kW, equivalente a 540 cv) e tem oito baterias instaladas sob o piso.
Powerbank gigante é o 'pulo do gato'
O período de recarga pode ser longo demais para um veículo que precisa estar disponível o máximo de tempo possível. Por isso, o projeto da estação de carregamento entregue para a Metro contempla a instalação de um equipamento auxiliar chamado BESS.
Ele funciona como um powerbank - enquanto os ônibus estão na rua, o BESS recebe energia do sistema e a armazena. Quando um ônibus elétrico que precisa de recarga retorna à garagem, ele pode recorrer ao carregamento mais rápido, garantido por esse equipamento.
Além da velocidade, ele representa uma opção mais barata à instalação de novos carregadores, de acordo com a Nansen.
O negócio fechado pela Volvo com o sistema de transporte de Goiânia trouxe holofotes para o seu maior ônibus biarticulado elétrico do mundo. Tanto que empresas de outras cidades do Brasil, e também de países vizinhos como Colômbia e Equador, já demonstraram interesse na compra de alguns modelos.