PUBLICIDADE

José Otávio Germano, prefeito de Cachoeira do Sul, é afastado do cargo

A operação que resultou no afastamento do político tem como foco a suspeita de irregularidades em licitações, corrupção, concussão e possíveis infrações de responsabilidade.

28 set 2023 - 10h04
Compartilhar
Exibir comentários

Em decorrência das apurações da Operação Fandango, deflagrada nesta quinta-feira (28) pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano (PP), foi temporariamente afastado de suas funções por determinação judicial. A operação tem como foco a suspeita de irregularidades em licitações, corrupção, concussão e possíveis infrações de responsabilidade.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, há indícios de um suposto conluio entre empresários e gestores locais para a obtenção de vantagens financeiras provenientes dessas licitações, montantes que, supostamente, teriam sido usados para cobrir despesas pessoais dos envolvidos. Saltz frisou que já existem elementos substanciais que sustentam essa hipótese e que as medidas adotadas hoje visam fortalecer essa tese.

A operação incluiu a execução de mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura de Cachoeira do Sul e em diversas secretarias municipais, como Administração e Fazenda, Interior e Transportes, Meio Ambiente e Obras. Também foram vasculhadas residências de servidores públicos, empresários e outros indivíduos sob investigação. Durante as diligências, foram recolhidos documentos e equipamentos eletrônicos. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

No que diz respeito aos empresários, a Justiça determinou a proibição de participar, direta ou indiretamente, de quaisquer atividades de natureza econômica ou financeira com o Poder Público, assim como a suspensão dos contratos em vigor com o município.

A ação contou com a participação de promotores de Justiça ligados ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRS), servidores e policiais do MPRS, além de membros da Divisão de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade