Jardim no apartamento: como criar seu próprio cantinho verde
Dicas para criar um jardim no apartamento
Espaço pequeno, pouca ou muita luminosidade, orçamento limitado desanimam na hora de se dedicar em um jardim. Mas é possível tornar qualquer espaço muito mais alegre e perfumado- até mesmo um apartamento. Com técnicas e cuidados simples e baratos, vários tipos de plantas podem ser cultivadas, formando um recanto todo especial. Confira dicas e vantagens da Giuliana Flores para montar uma área botânica dentro de casa.
Por que investir em um jardim?
Os benefícios de ter plantas ao redor vão além de deixar o ambiente mais charmoso e oferecer contato diário com a natureza. Ter um espaço com vegetação melhora a respiração, porque há aumento da umidade do ar e da produção de oxigênio. Um jardim é uma ótima opção para diminuir os prejuízos da poluição à saúde, já que a maioria dos apartamentos fica em centros urbanos.
Outro ponto positivo é o bem-estar. Cultivar flores e plantas tem efeito terapêutico, proporcionando momentos prazerosos. Para deixar mais aconchegantes, invista em assentos como almofadas, puffs e sofás, fazendo deste um lugar de descanso e paz, depois de um dia agitado.
Como montar o seu cantinho
O primeiro passo para é escolher o local apropriado - varanda e sala são ideais, porque têm maior incidência de raios solares. Depois, procure plantas que se adaptam ao local escolhido. Cuidado com o tamanho do vaso, evite arbustos e árvores muito grandes, porque requerem espaços, além de muitas espécies não permitirem poda.
As mais recomendadas são samambaias, ficus, avencas, renda portuguesa e palmeiras, por serem fáceis de cultivar e se adaptarem bem a ambientes fechados. Já em relação às flores, as indicadas para apartamento são violetas, azaleias, gérberas e lírio da paz, que só precisam de luz direta durante seis horas por dia para ficarem lindas e saudáveis.
Na hora de botar a mão na massa, mantenha as plantas em vasos, com esquema de escoamento de água adequado para garantir seu desenvolvimento e não comprometer o imóvel. Mas, se quiser algo mais elaborado, o recomendado é contratar um profissional especializado em projetos paisagistas, que trabalha até mesmo evitando problemas como infiltração.
Quitinete também tem vez
O jardim vertical é um jeito bem legal de otimizar o espaço, sendo ideal para apartamentos menores. As plantas são colocadas na parede formando um lindo quadro verde, que cai bem em vários ambientes. A base pode ser comprada em lojas especializadas e geralmente vem com suportes para vaso e ganchos para cachepot, mas você mesmo pode criar essa estrutura utilizando pallets. Depois, basta soltar a imaginação e incrementar seu jardim com as espécies e cores favoritas.
Para saber mais sobre a Giuliana Flores, acesse: www.giulianaflores.com.br