PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Israel vai fechar escritório da Al Jazeera no país, anuncia Netanyahu

O primeiro-ministro do país disse em uma postagem no X que "o governo liderado por mim decidiu por unanimidade: o canal de incitamento Al Jazeera será fechado"

5 mai 2024 - 11h57
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que as operações da rede de notícias Al Jazeera, sediada no Catar, serão encerradas no país.

Benjamin Netanyahu, primeiro
Benjamin Netanyahu, primeiro
Foto: ministro de Israel - Reprodução/Redes Sociais / Perfil Brasil

Netanyahu disse em uma postagem no X que "o governo liderado por mim decidiu por unanimidade: o canal de incitamento Al Jazeera será fechado em Israel".

O chefe do veículo no país e nos territórios palestinos, Walid Omary, alegou que a decisão do governo israelense é "perigosa" e motivada mais por questões políticas do que profissionais.

Segundo Omary, a equipe jurídica da Al Jazeera prepara uma resposta, em um possível recurso judicial contra a decisão.

Decisão do primeiro-ministro de Israel

A decisão surge um mês depois de Netanyahu ter prometido encerrar o canal de televisão no país, após a aprovação de uma lei que permite ao governo proibir redes estrangeiras que forem consideradas uma ameaça à segurança nacional.

Netanyahu disse no X no início de abril que pretendia "agir imediatamente de acordo com a nova lei" para interromper a atividade do veículo no país. Há muito, o governo israelense se queixa da atividade da Al Jazeera, alegando preconceito anti-Israel.

À época, a Al Jazeera, que atua no local na cobertura da guerra de Israel contra o Hamas em Gaza, criticou a decisão e prometeu continuar a sua "cobertura ousada e profissional".

A nova lei deu ao primeiro-ministro e ao ministro das Comunicações autoridade para ordenar o encerramento temporário de redes estrangeiras que operam em Israel.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade