Instituto de Cardiologia de Porto Alegre demite 280 funcionários em meio a crise financeira
O desligamento acarretou em uma redução de 20% na folha salarial da instituição
No decorrer desta semana, o Instituto de Cardiologia (IC) de Porto Alegre demitiu 280 funcionários, conforme apurado pelo Porto Alegre 24 Horas sexta-feira (17). O instituto, que antes contava com cerca de 1,4 mil colaboradores, justificou as demissões como parte de uma "estruturação do hospital" e alegou um "compromisso de redução de 20% na folha".
A decisão da instituição de saúde foi motivada, em parte, por uma crise financeira que se arrasta há alguns meses. Em julho deste ano, o IC já sinalizava dificuldades ao revelar uma dívida preocupante, estimada em R$ 45 milhões.
Diante desse cenário desafiador, o instituto havia mencionado a possibilidade de cortes no Instituto de Previdência do Estado (IPE) e estudava demissões como uma medida para conter a crise financeira.
Ao portal, a assessoria do Instituto mandou a seguinte nota:
O Instituto de Cardiologia do RS assumiu o compromisso com o Ministério Público e entidades gestoras da área da saúde de reduzir em 20% sua folha de pagamento. É de conhecimento da sociedade gaúcha que o hospital passa por dificuldades financeiras, sendo necessária uma importante reestruturação de seus gastos atuais. O Instituto lamenta a perda dos seus colaboradores, mas entende esse compromisso como medida imprescindível para a manutenção dos atendimentos e da qualidade técnica já reconhecida em todo o Estado.