Hospital de Viamão passa a ser municipal: nova gestora assumiu nesta quinta-feira, dia 1°
Todos os serviços continuam sendo prestados pelo SUS e convênios, bem como os atendimentos de livre demanda na Urgência e Emergência
O tradicional Hospital Viamão, fundado em 1947, passou a ter gestão pública municipal nesta quinta-feira, dia 1º de agosto. Após ser administrado pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria e pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), o Hospital foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Viamão em junho deste ano, por R$ 24 milhões financiados pelo Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados Sem Fins Lucrativos conveniados ao Sistema Único de Saúde e Hospitais Públicos (Funafir) vinculados à Secretaria da Saúde (SES).
A FUC está em recuperação judicial e, com isso, havia a ameaça de fechamento do Hospital. A solução para manter o funcionamento foi articulada entre o governo do Estado, a Prefeitura de Viamão, a FUC e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS): "Em fevereiro eu afirmei que o Hospital não fecharia, assumi esse compromisso com a nossa comunidade. A partir daí, articulamos com o Governo do Estado e o Ministério Público, contando com o apoio do deputado estadual e ex-prefeito Professor Bonatto, qual seria a melhor solução. Estava claro que a simples injeção de recursos não era a resposta adequada. Tomamos a decisão corajosa de adquirir o Hospital para garantir a continuidade e, principalmente a melhoria dos serviços", resumiu o prefeito Nilton Magalhães.
Nesta quarta-feira, 31 de julho, um ato público simbolizou a passagem da gestão do Hospital, reunindo centenas de pessoas em frente ao Hospital para um grande abraço: "Hoje é um dia especial, de reafirmar que o Hospital é de todos os viamonenses. Superada essa ameaça de fechamento com determinação e muito trabalho, agora vamos buscar junto ao Estado e ao prestador de serviço a ampliação de serviços", disse o deputado Bonatto.
A partir da zero hora da quinta-feira, dia 1º de agosto, a gestão passou a ser realizada pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Todos os serviços continuam sendo prestados pelo SUS e convênios, bem como os atendimentos de livre demanda na Urgência e Emergência.
O Instituto Maria Schmitt, fundado em 2017, em Santa Catarina, hoje é responsável por 27 estabelecimentos na área da saúde em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Além de Viamão, o Instituto gere estabelecimentos de saúde no Estado nos municípios de Osório e Tramandaí.