PUBLICIDADE

Hipertireoidismo e Hipotireoidismo estão entre as principais disfunções da tireoide

26 mai 2018 - 19h07
Compartilhar
Exibir comentários

Os distúrbios da tireoide ocorrem principalmente em mulheres acima dos 35 anos. Apesar de delas fazerem parte do grupo de risco, as doenças da glândula podem aparecem em ambos os sexos e em todas as idades, "As doenças da tireoide podem aparecer em todas as idades, inclusive nos recém-nascidos, crianças e adolescentes", informa Dra Rosita Fontes, endocrinologista que integra o quadro clínico do Cedic/Cedilab.

Foto: DINO

A tireoide é uma glândula de formato semelhante a uma borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço. Ela tem como função produzir e armazenar hormônios, entre eles a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Para produzir a quantidade suficiente de hormônios ela é estimulada pelo "Hormônio Estimulador da Tireoide", conhecido pela sigla TSH. "Em condições normais, os hormônios da tireoide e o TSH se equilibram mutuamente", explica Dra Rosita.

Dentre as alterações mais comuns está o Hipotireoidismo -"aqui, a produção dos hormônios tireoidianos é diminuída e as funções do organismo tornam-se mais lentas" - explica a médica, estando sonolência e desânimo entre os principais sintomas.

Outra disfunção frequente é o Hipertireoidismo, que tem como principais sintomas nervosismo e palpitações -"neste caso, ocorre aumento da produção hormonal e o corpo funciona de forma acelerada" - complementa.

Além destas, outras alterações que podem ocorrer são: o Bócio, que altera a forma da glândula, podendo ser apresentado de maneira difusa (aumento de toda a glândula) ou nodular (presença de nódulos), e inflamações ou infecções, ambas pouco frequentes.

Recém-nascidos

O Hipotireoidismo congênito ocorre quando a glândula do recém-nascido não é capaz de produzir os hormônios da tireoide, fundamental para o desenvolvimento do bebê. Este problema ocorre em 1 entre 4 mil nascimentos, por isso é essencial realizar o teste de triagem neonatal nos primeiros dias após o nascimento, conhecido popularmente como teste do pezinho. "Com o teste é possível diagnosticar o hipotireoidismo congênito e diversas outras doenças. Caso confirmado o diagnóstico inicia-se imediatamente um tratamento com hormônio tireoidiano", esclarece a Doutora Rosita.

Principais Exames

Para o diagnóstico do hipotireoidismo ou do hipertireoidismo são solicitados os seguintes exames:

• Inicialmente o exame solicitado é o TSH;

• Caso o TSH se encontre alterado, o médico pode solicitar o T4 Livre para confirmar se há hipotireoidismo ou hipertireoidismo;

• Em situações específicas o médico também pode solicitar os exames T4 total, T3 livre e T3 total;

Todos eles são realizados através de uma amostra de sangue.

Para o diagnóstico do Bócio, a ultrassonografia é a mais utilizada. Por meio dela é possível identificar o tamanho e as características da tireoide e de algum eventual nódulo. Todos estes exames são solicitados após avaliação do médico.

Para quem já possui algum distúrbio da tireoide a orientação é fazer o acompanhamento com um endocrinologista, que irá indicar o melhor tratamento. "A melhor conduta será orientada pelo endocrinologista após avaliação de cada caso", indica a Doutora Rosita Fontes.

Sobre o Cedic Cedilab

Atuante na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso, o Cedic Cedilab possui mais de 20 anos de tradição na oferta das melhores soluções em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem em um só local, garantindo conforto e conveniência ao paciente. São mais de três mil tipos de procedimentos oferecidos em seis unidades de atendimento em Cuiabá e Várzea Grande. Todos eles são garantidos e acreditados por programas como PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) e o PELM (Proficiência em Ensaios Laboratoriais). Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade