PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Coaf indica 'suspeita de lavagem de dinheiro' em conta associada a Carla Zambelli

Valor movimentado é de R$ 197 mil entre fevereiro de 2017 e julho de 2019 em conta associada ao grupo pró-impeachment 'Movimento nas Ruas'

5 set 2023 - 17h57
Compartilhar
Exibir comentários
A deputada Carla Zambelli (PL-SP)
A deputada Carla Zambelli (PL-SP)
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados / Flipar

Uma análise das movimentações financeiras feita pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indica que há “suspeita de lavagem de dinheiro” em uma conta associada ao Movimento nas Ruas, grupo que foi fundado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP). O volume movimentado é de R$ 197 mil entre 3 fevereiro de 2017 e 1º de  julho de 2019. O grupo surgiu para protestar pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). 

O relatório do Coaf, órgão de combate à lavagem de dinheiro, foi enviado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, após determinação dos congressistas. Os membros do colegiado quebraram sigilos bancário e de comunicação da deputada e investigam a relação que ela manteve com o hacker Walter Delgatti.

Ele, que está preso, diz que a deputada o levou a uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto de 2022, para discutir maneiras de fraudar as urnas e o sistema Judiciário. Tanto Delgatti quanto Zambelli são investigados pela Polícia Federal. Segundo o hacker, àquele período, Zambelli o contratou para prestar serviços digitais.

O documento desta reportagem foi entregue à coluna por uma fonte que não será identificada.

“Carla Zambelli Salgado, atualmente Deputada Federal de São Paulo, utilizando sua conta PayPal pessoal para receber doações em favor da ‘Associação Movimento nas Ruas’. Sra. Carla é fundadora da Associação. Visto que a conta PayPal deve ser utilizada para movimentação de recursos próprios, concluiu-se que as doações recebidas na conta PayPal da Sra. Carla caracterizam movimentação de recursos de terceiro, podendo indicar suspeita de lavagem de dinheiro. Os fundos recebidos foram transferidos para a seguinte conta bancária: Titular Carla Zambelli Salgado [na sequência, o documento informa os dados de agência e conta da deputada]”, indica o relatório.

Outro Lado

A coluna procurou a assessoria e a defesa de Carla Zambelli, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto à manifestação.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade