PUBLICIDADE

Guarda Municipal de Esteio vai ter aumento de quase 50% em efetivo

Vinte aprovados nas etapas anteriores do concurso público aberto no final de 2021 para seleção de novos agentes para a Guarda Municipal de Esteio começaram a última etapa de seleção

6 jun 2023 - 12h40
Compartilhar
Exibir comentários

Vinte aprovados nas etapas anteriores do concurso público aberto no final de 2021 para seleção de novos agentes para a Guarda Municipal de Esteio começaram, na manhã da segunda-feira (5), a última etapa de seleção. Com 719 horas/aulas, entre teóricas e práticas, o Curso de Formação de Guardas Municipais será realizado durante os próximos quatro meses e meio. A aula magna foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. As demais, ocorrerão na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP).

Foto: Adriano Rosa da Rocha/Divulgação/Prefeitura de Esteio / Porto Alegre 24 horas

Os candidatos que forem considerados aptos serão incorporados a GM esteiense. Com isso, a corporação praticamente terá um aumento de 50%, passando dos atuais 42 agentes para 62. O órgão é parte da estrutura da SMSP, que conta, também, com 14 fiscais de trânsito e dois fiscais de transporte, que trabalham de forma integrada e complementar.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal parabenizou os alunos e destacou a importância do Curso, que antigamente não fazia parte do processo de seleção de GMs. "Isso demonstra, realmente a evolução que, felizmente, a gente tem no município na área da Segurança e particularmente na nossa Guarda Municipal", disse.

Pascoal destacou a ampliação da atuação da SMSP na área nos últimos anos, com o trabalho integrado com a Brigada Militar e Polícia Civil, e citou exemplos da qualificação da estrutura da GM, como entrega de novas viaturas, de armas não-letais e de armamento letal, inclusive de grande calibre, como beretas. O prefeito disse, ainda, que foi aberto novo edital para compra de equipamentos de proteção individual para a GM, como algemas, tonfas (espécie de bastão mais comprido), espargidores de gás lacrimogênio e lanternas, entre outros. Pascoal adiantou que, em breve, 10 novos pontos serão adicionados ao sistema de videomonitoramento esteiense e que mais 100 novas câmeras devem ser adquiridas para modernizar o serviço. "O Município não mede esforços para fazer a sua parte, junto com os demais órgãos de segurança, para que a gente possa ter uma cidade o melhor possível. E os indicadores utilizados já demonstram a atratividade desse trabalho integrado", ressaltou.

No final, desejou sucesso a todos os futuros servidores. "Parabéns a vocês. Todos passaram por diversas etapas. A admissão na Guarda é o mais extenso processo que temos na carreira municipal. Nenhum outro servidor leva tanto tempo a ser admitido, e isso demonstra a importância que damos para essa função. Sejam bem-vindos ao Município de Esteio, especialmente aqueles que não são da nossa cidade. Esperamos que possam dar sua contribuição e, na medida do possível, nós também vamos instrumentalizá-los para que possam cumprir da melhor forma o trabalho de vocês", disse.

Também fizeram uso da palavra, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Alves, e o titular da SMSP, Alberto Rocha. "Quero que os senhores saibam que estão vindo para um Município que recebe a segurança pública como um encargo, e que não apenas joga para o Estado a responsabilidade", afirmou o secretário.

Diferentes conteúdos

Fazem parte do conteúdo da formação, instituída pelo Decreto 7.357/2022, assuntos como direitos humanos, ética e cidadania; defesa pessoal; suporte básico para a vida e legislação (Institucional, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal e Processual Penal e Legislação Especial).

Também estão na grade de capacitações teóricas e práticas, aulas de prevenção e combate a incêndios, de uso de armas não-letais e de armamento letal. Imobilização com uso de algema, uso do sistema de videomonitoramento, técnicas de patrulhamento e fiscalização de trânsito, entre muitos outros, também fazem parte da qualificação, que será desenvolvida, em sua maioria, por agentes da GM e profissionais convidados.

Serão considerados aprovados no Curso de Formação de Guardas Municipais, os alunos que obtiverem média mínima por disciplina de 7,0 e forem considerados aptos na Prova de Tiro.

TEXTO: Prefeitura de Esteio

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade