Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Greta Thunberg é presa no Reino Unido com base em Lei Antiterrorismo

23 dez 2025 - 14h10
Compartilhar
Exibir comentários

Ativista sueca foi detida em Londres durante manifestação de apoio ao movimento Palestine Action, classificado como organização terrorista pelo governo britânico. Ela segurava cartaz contra prisão de membros do grupo.A polícia britânica prendeu a ativista sueca Greta Thunberg nesta terça-feira (23/12) durante um protesto pró-palestinos em Londres, segundo o grupo de campanha Defend Our Juries, com sede no Reino Unido.

Greta Thunberg foi acusada de apoiar organização tomada como terrorista pelo Reino Unido
Greta Thunberg foi acusada de apoiar organização tomada como terrorista pelo Reino Unido
Foto: DW / Deutsche Welle

O grupo afirmou que Thunberg foi detida sob a Lei Antiterrorismo do país após segurar um cartaz declarando apoio a presos ligados à Palestine Action, uma organização que o governo britânico classificou como terrorista em julho - uma medida que à época gerou críticas de organizações focadas na liberdade de expressão.

Por que Greta Thunberg foi presa?

Um porta-voz da Polícia da Cidade de Londres disse que duas pessoas haviam sido presas anteriormente por jogarem tinta vermelha em um prédio.

"Pouco tempo depois, uma mulher de 22 anos também compareceu ao local", disse o porta-voz em comunicado. "Ela foi presa por exibir um item [um cartaz] em apoio a uma organização proscrita [a Palestine Action], em violação à Seção 13 da Lei Antiterrorismo de 2000."

O grupo de ativistas palestinos Prisoners for Palestine afirmou que Thunberg segurava um cartaz com os dizeres: "Eu apoio os presos da Palestine Action. Eu me oponho ao genocídio."

Thunberg já havia se manifestado anteriormente sobre detentos presos que fazem greve de fome enquanto aguardam julgamento após demonstrarem apoio à Palestine Action.

Em setembro, outra manifestação a favor do mesmo grupo levou à prisão de 900 pessoas em Londres.

O Defend Our Juries, grupo que defende o direito de jurados decidirem de acordo com suas convicções, afirmou que o protesto desta terça-feira mirou um prédio utilizado por uma empresa de seguros. Segundo a ONG, a empresa presta serviços ao braço britânico da fabricante de defesa israelense Elbit Systems.

O grupo tem apoiado, em particular, as ações dos movimentos climáticos Just Stop Oil e Insulate Britain, bem como protestos contra o banimento da Palestine Action no Reino Unido.

Por que o grupo Palestine Action é proibido?

A Palestine Action foi designada como grupo terrorista pelo governo britânico no início de julho, depois que ativistas invadiram uma base aérea e pintaram com spray aeronaves da Força Aérea Real.

O grupo vandalizou duas aeronaves de reabastecimento Airbus A330 MRTT, borrifando tinta vermelha em seus motores e causando danos que, segundo o governo, ultrapassaram os limites do protesto e representaram um sério risco à segurança nacional.

A designação como organização terrorista torna crime apoiar o grupo, exibir seus símbolos ou expressar apoio público a ele.

A decisão foi controversa e contestada por grupos de liberdades civis, que argumentam que as ações do grupo constituem dano criminal, e não terrorismo.

Em fevereiro de 2024, Thunberg foi absolvida por um tribunal de Londres por se recusar a obedecer a uma ordem policial para deixar um protesto que bloqueava a entrada de uma importante conferência da indústria de petróleo e gás.

Ela foi multada repetidamente na Suécia e no Reino Unido por desobediência civil em conexão com protestos.

gq (AP, AFP, Reuters)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade