Governo do RS reforça alerta para possível El Niño intenso em 2026
Como medida preventiva, o Estado iniciará nas próximas semanas um fluxo de Governança Integrada de Proteção, com reuniões envolvendo cerca de 60 municípios considerados de maior risco
O governo do Rio Grande do Sul realizou, nesta quarta-feira (20), uma reunião com a Defesa Civil Estadual para atualizar os prognósticos climáticos para os próximos meses e discutir medidas de prevenção diante da possibilidade de um El Niño intenso a partir da primavera. Segundo os modelos meteorológicos apresentados, há 83% de probabilidade de que a temperatura do Oceano Pacífico fique entre 1,5°C e 2°C acima da média, cenário semelhante ao registrado durante o El Niño de 2015/2016. Diante do quadro, o governador Eduardo Leite determinou a antecipação do fluxo de governança integrada com municípios considerados mais vulneráveis a eventos climáticos extremos.
Durante a reunião, a meteorologista da Defesa Civil, Cátia Valente, explicou que o aquecimento do Pacífico avançou rapidamente nos últimos meses, passando de -0,4°C no fim de 2025 para 0,5°C em maio deste ano, indicando o início da formação do fenômeno climático. Ela também destacou que o aquecimento anômalo do Oceano Atlântico pode favorecer a formação de frentes frias e ciclones extratropicais no segundo semestre. Apesar disso, os especialistas ressaltaram que o El Niño, isoladamente, não permite prever a ocorrência de desastres extremos, já que outros fatores atmosféricos influenciam diretamente os impactos.
Como medida preventiva, o Estado iniciará nas próximas semanas um fluxo de Governança Integrada de Proteção, com reuniões envolvendo cerca de 60 municípios considerados de maior risco. A proposta é alinhar protocolos de preparação, atualizar diagnósticos locais e reforçar planos de contingência. Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, a antecipação será fundamental para minimizar possíveis danos. O governo também prevê a realização de seminários regionais com participação do governador e equipes técnicas.
O governo estadual destacou ainda os investimentos realizados nos últimos anos para fortalecer a estrutura de resposta a eventos climáticos. O efetivo técnico da Defesa Civil foi ampliado em quatro vezes, um novo radar meteorológico já opera em Porto Alegre e outros três devem entrar em funcionamento nos próximos meses, garantindo cobertura total do território gaúcho. Além disso, os 497 municípios do Estado já contam com planos estruturados de contingência para situações de emergência, algo que não existia de forma consolidada antes das enchentes registradas em 2023 e 2024.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.