PUBLICIDADE

Governo chinês investe em programa educacional para tornar meninos mais viris

Ministério da Educação divulga comunicado fazendo apelo à 'prevenção da feminização' dos jovens nas escolas — mensagem gerou repercussão sobretudo negativa nas redes sociais.

17 fev 2021 - 06h45
(atualizado às 07h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Embora a China queira que os jovens optem por ser soldados, essa não é a ambição de todos
Embora a China queira que os jovens optem por ser soldados, essa não é a ambição de todos
Foto: Barcroft Media/Getty Images / BBC News Brasil

O governo chinês acredita que os jovens do país se tornaram muito "femininos".

É o que sugere uma mensagem recente do Ministério da Educação, que gerou bastante polêmica nas redes sociais.

A declaração, publicada no site do ministério, foi considerada sexista por muita gente, e há quem diga que as celebridades chinesas do sexo masculino são parcialmente culpadas.

A "Proposta de Prevenção da Feminização de Homens e Adolescentes" faz um apelo para que as escolas reformulem totalmente as aulas de educação física e invistam na contratação de professores.

O texto recomenda recrutar ex-atletas e pessoas com experiência esportiva, além do "desenvolvimento vigoroso" de determinados esportes, como futebol, com o objetivo de "cultivar a masculinidade dos alunos".

A medida é promovida em um país onde a imprensa costuma mostrar estrelas imaculadas e "socialmente responsáveis".

'Fracos, tímidos e autodestrutivos'

Havia alguns sinais de que um movimento deste tipo estava prestes a eclodir na China.

Em maio do ano passado, um delegado do principal órgão consultivo do governo disse que muitos dos jovens da China tinham se tornado "fracos, tímidos e autodestrutivos".

Os TF Boys (foto) são extremamente populares, mas alguns membros do governo questionam se são bons exemplos a serem seguidos
Os TF Boys (foto) são extremamente populares, mas alguns membros do governo questionam se são bons exemplos a serem seguidos
Foto: VCG/Getty Images / BBC News Brasil

Si Zefu afirmou que havia uma tendência à "feminização" entre os jovens chineses do sexo masculino, que "inevitavelmente colocaria em risco a sobrevivência e o desenvolvimento da nação chinesa", a menos que fosse "administrada com eficácia".

Segundo ele, o ambiente doméstico era em parte culpado, já que a maioria das crianças chinesas é criada por suas mães ou avós.

E o crescente apelo de certas celebridades masculinas significava, na visão dele, que muitos meninos "não queriam mais ser 'heróis do Exército'.

Ele sugeriu então que as escolas deveriam desempenhar um papel mais central para garantir que os jovens chineses recebessem uma educação equilibrada.

'Do que os homens têm medo?'

A reação das pessoas à declaração do governo foi avassaladora — e a maioria repudiou o conteúdo.

Milhares de chineses expressaram sua indignação nas redes sociais e muitos chamaram a mensagem de sexista.

"A feminização agora é um termo depreciativo?", questionou um usuário na rede social Sina Weibo, recebendo mais de 200 mil "curtidas".

Outro acrescentou: "As crianças também são humanas... sendo emotivas, tímidas ou gentis, essas são características humanas".

"Do que os homens têm medo? De ser iguais às mulheres?", perguntou um terceiro.

"Há 70 milhões de homens a mais do que mulheres neste país", emendou outro.

"Nenhum país no mundo tem uma proporção entre os sexos tão distorcida. Isso não é masculino o suficiente?"

O presidente Xi Jinping, apaixonado por futebol, visitou o estádio do Manchester City em sua visita ao Reino Unido em 2015
O presidente Xi Jinping, apaixonado por futebol, visitou o estádio do Manchester City em sua visita ao Reino Unido em 2015
Foto: WPA Pool/Getty Images / BBC News Brasil

"Nenhuma dessas propostas partiu de mulheres", observou mais um usuário.

Muito já foi escrito sobre como a liderança da China é significativamente dominada por homens.

No entanto, em alguns meios de comunicação do país, a grande maioria sob controle estatal, a medida foi bem recebida. O jornal governista Global Times observou que "havia ganhado certo apoio".

Na Sina Weibo, os comentários a favor sugeriam que as celebridades masculinas chinesas eram as culpadas, especialmente aquelas conhecidas como "pequenas carnes frescas" (小 鲜肉).

Esta é uma expressão da moda que se refere a jovens chineses vistos como impecáveis, bem tratados e com traços delicados.

A banda TF Boys e o cantor chinês Lu Han se enquadram nessa categoria, assim como muitas estrelas do K-pop.

Embora figuras como o jogador de basquete Yao Ming tenham ganhado fama internacionalmente, é notável que o futebol esteja incluído especificamente na proposta.

Mas não é uma surpresa. O presidente Xi Jinping já falou anteriormente sobre sua esperança de que o país se torne uma "superpotência mundial do futebol" em 2050.

Lu Han e os TF Boys são conhecidos como as 'pequenas carnes frescas' da China
Lu Han e os TF Boys são conhecidos como as 'pequenas carnes frescas' da China
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Mas as repetidas tentativas de melhorar o nível dos jogadores de futebol da China fracassaram e até foram ridicularizadas.

Há dois anos, Marcello Lippi, que levou a Itália a ganhar a Copa do Mundo da FIFA de 2006, renunciou ao cargo de técnico da seleção chinesa de futebol.

Enquanto isso, o governo tem se esforçado nos últimos meses para introduzir e promover novos exemplos a serem seguidos pelos jovens chineses.

No que diz respeito às mulheres, a pandemia de covid-19 tem sido uma boa oportunidade para demonstrar o papel importante que elas desempenham como profissionais na linha de frente.

E as conquistas da China no espaço no ano passado promoveram figuras como Zhou Chengyu, que aos 24 anos é a comandante do programa de exploração Chang'e-5 — e se tornou um verdadeiro fenômeno viral nas redes sociais.

Mas, como sugeriu Si Zefu no ano passado, o apelo para os jovens chineses se tornarem bravos soldados, policiais ou bombeiros está diminuindo.

Zhou foi descrita na imprensa estatal como uma 'irmã mais velha' que os jovens chineses podem admirar
Zhou foi descrita na imprensa estatal como uma 'irmã mais velha' que os jovens chineses podem admirar
Foto: CCTV / BBC News Brasil

O fenômeno da "pequena carne fresca" continua sendo um sucesso comprovado, mas as jovens celebridades masculinas estão sob crescente escrutínio, o que torna difícil ser outra coisa senão um modelo de perfeição.

Nos últimos anos, os veículos de comunicação têm enfrentado problemas para permitir que jovens estrelas do sexo masculino apareçam com tatuagens ou brincos na televisão.

E uma das principais estrelas pop da China foi duramente criticada online em 2019, quando foi fotografada fumando.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade