PUBLICIDADE

Mundo

Ex-espião envenenado recebe alta de hospital no Reino Unido

18 mai 2018 - 07h15
(atualizado às 09h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Sergei Skripal, um ex-espião russo que foi envenenado por um agente nervoso no Reino Unido há mais de dois meses, recebeu alta do hospital, informou nesta sexta-feira o serviço de saúde da Inglaterra.

Skripal, de 66 anos, um ex-coronel da inteligência militar russa que entregou dezenas de agentes de Moscou ao Reino Unido, e sua filha Yulia foram encontrados inconscientes em um banco público na cidade de Salisbury, no sul da Inglaterra, em 4 de março.

Hospital de Salisbury 10/04/2018 REUTERS/Peter Nicholls
Hospital de Salisbury 10/04/2018 REUTERS/Peter Nicholls
Foto: Reuters

O Reino Unido acusou a Rússia de estar por trás do ataque com agente nervoso, e governos ocidentais, incluindo os Estados Unidos, expulsaram mais de 100 diplomatas russos. A Rússia nega qualquer envolvimento no envenenamento e expulsou diplomatas ocidentais em resposta.

Os Skripals permaneceram em estado grave por semanas e os médicos, em determinado momento, temiam que, mesmo se sobrevivessem, poderiam ter sofrido danos cerebrais. Mas sua saúde começou a melhorar rapidamente e Yulia recebeu alta no mês passado.

"É uma notícia fantástica que Sergei Skripal está bem o suficiente para deixar o Hospital Distrital de Salisbury", disse Cara Charles-Barks, chefe do hospital, em um comunicado.

A Grã-Bretanha e inspetores internacionais de armas químicas disseram que os Skripals foram envenenados com Novichok, um grupo letal de agentes nervosos desenvolvido pelos militares soviéticos nas décadas de 1970 e 1980.

A Rússia nega as acusações do Reino Unido de envolvimento no primeiro uso ofensivo conhecido de tal agente nervoso em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial. Moscou sugeriu que o próprio Reino Unido realizou o ataque para alimentar uma campanha contra a Rússia.

Veja também:

A ex-espiã de 93 anos que ainda guarda segredos de guerra:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade