Embraer: O que se sabe sobre carro voador desenvolvido em parceria com o Bahrein?
A Eve, empresa subsidiária da Embraer, responsável por produzir os carros voadores em Taubaté (SP), anunciou um acordo com o governo do Reino do Bahrein, país do Oriente Médio. Segundo a empresa, a parceria surgiu com apoio do Ministério de Transporte e Telecomunicações durante o Gulf Investment Forum 2025.
O acordo, segundo a empresa, irá acelerar a preparação do ecossistema regulatório, operacional e de infraestrutura do Bahrein para operações com aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, ou seja, os carros voadores (eVTOLs).
A parceria busca enfatizar operações de emissão zero, baixo ruído e programas de capacitação profissional. É esperado que as operações comerciais comecem em 2028 e se expandam para rotas internacionais até 2029.
Também foi informado que a Eve está avaliando rotas de traslado e turísticas em Dubai, Abu Dhabi, Riade, Jidá, Doha, Istambul e Manama, para economizar tempo dos passageiros e oferecer experiências únicas de mobilidade para residentes e turistas.
Carro voador da Embraer fará voo inaugural em dezembro
Além da parceria com o governo do Reino do Bahrein, a Embraer também possui outra novidade para a Eve Air Mobility. Em dezembro, a empresa terá o primeiro voo de um carro voador produzido pela subsidiária que deve começar a operar comercialmente em 2027, após a certificação junto aos órgãos reguladores no Brasil e nos Estados Unidos.
O eVTOL tem 2,8 mil unidades encomendadas em nove países e será produzido na fábrica de Taubaté. A unidade, escolhida pela combinação de infraestrutura, mão de obra qualificada e proximidade com o polo tecnológico de São José dos Campos, terá capacidade para montar até 480 unidades por ano.
Projetado para reduzir significativamente o tempo de deslocamento em rotas urbanas estratégicas, o modelo possui autonomia de até 100 quilômetros e espaço para cinco ocupantes: um piloto e quatro passageiros.
Segundo estimativas da Eve, um trajeto entre a zona sul de São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos, que pode levar até 150 minutos por via terrestre, deve ser percorrido em cerca de 15 minutos pelo ar.
Ver essa foto no Instagram