Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Pela primeira vez, Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula em Minas, mostra Quaest

Ao considerar margem de erro, de dois pontos, candidatos registraram empate técnico

8 set 2026 - 22h50
(atualizado às 23h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Montagem/Fotos: Estadão Conteúdo

A pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira, 8, traz uma mudança inédita no cenário eleitoral em Minas Gerais: pela primeira vez entre as pesquisas das eleições de 2026, Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma simulação de segundo turno para a Presidência. O senador registra 40% das intenções de voto, contra 37% do presidente.

A diferença está dentro da margem de erro, o que coloca os dois candidatos em empate técnico. Ainda assim, o resultado chama atenção por ocorrer em Minas Gerais, estado apontado pela Quaest como o "estado pêndulo brasileiro" e historicamente utilizado como um dos principais termômetros das eleições nacionais.

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), a virada numérica é um dos principais destaques no Sudeste. O pesquisador ressalta que, historicamente, Minas tem um comportamento eleitoral particularmente relevante para a disputa presidencial. Segundo Nunes, nenhum presidente conseguiu vencer uma eleição nacional sem também conquistar Minas Gerais. 

A série histórica mostra que Lula chegou a registrar 42% das intenções de voto no estado. Nas rodadas seguintes, passou por 38%, 39% e novamente 38%, antes de chegar aos atuais 37%. Para Nunes, trata-se do pior resultado de Lula medido pela Quaest em Minas Gerais nesse cenário.

"Esse é o pior desempenho que a gente mensura do Lula nesse estado-chave", afirma Nunes. "O Lula vinha com uma vantagem, lá no meio do ano passado, que era confortável. Isso veio diminuindo", acrescentou.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra