PUBLICIDADE

Datafolha: Aécio sobe e encosta em Marina; Dilma tem 40%

Pesquisa finalizada nesta terça-feira mostra que disputa pelo segundo lugar está mais acirrada; levantamento também aponta vitória da petista nas simulações de segundo turno

30 set 2014 - 19h20
(atualizado às 22h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A cinco dias do primeiro turno da eleição, pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira mostra o acirramento da disputa entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) pelo segundo lugar.

Enquanto a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) aparece isolada na liderança, com 40% das intenções de voto, Marina tem 25%, contra 20% de Aécio. No levantamento anterior, Dilma tinha os mesmos 40%, contra 27% de Marina e 18% de Aécio.

De acordo com o Datafolha, esta é a quarta pesquisa consecutiva na qual é verificada queda ou variação negativa de Marina e oscilação positiva de Aécio.

Os outros candidatos somam 3% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) têm 1% cada um. Os demais somam 1%: Eduardo Jorge (PV); Zé Maria (PSTU); Rui Costa Pimenta (PCO); Mauro Iasi (PCB); Eymael (PSDC) e Levy Fidelix (PRTB). Brancos somam 5%, e nulos outros 5%

No levantamento por votos válidos - ou seja, excluídos os brancos e nulos -, o resultado do primeiro turno é Dilma com 45%, Marina com 28% e Aécio com 22%.

Segundo turno

O Datafolha divulgado hoje também mostra que Dilma ampliou a vantagem sobre Marina em um eventual segundo turno: nesse cenário, a petista tem 49% das intenções de voto, contra 41% da pessebista. O último levantamento apontava empate técnico: 47% contra 43%.

No confronto com Aécio, Dilma venceria o tucano na etapa final por 50% a 41%.

A pesquisa Datafolha foi contratada pelo jornal Folha de S. Paulo. No total, foram ouvidos 7.520 eleitores entre ontem e hoje. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00905/2014.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade