PUBLICIDADE

Wilson Lima (União Brasil) é reeleito governador do Amazonas

Atual governador do Estado liderou as pesquisas de intenção de votos desde o início da campanha e venceu pleito

30 out 2022 - 19h00
(atualizado em 31/10/2022 às 01h30)
Compartilhar
Exibir comentários
A eleição em segundo turno repete a trajetória de Wilson Lima em 2018, quando foi eleito na segunda etapa da campanha ao derrotar Amazonino Mendes (PDT)
A eleição em segundo turno repete a trajetória de Wilson Lima em 2018, quando foi eleito na segunda etapa da campanha ao derrotar Amazonino Mendes (PDT)
Foto: Reprodução/ Instagram: @wilsonlimaam

A população do Amazonas deu mais uma chance para o governador Wilson Lima (União Brasil), que estará à frente do Executivo estadual por mais um mandato. 

O resultado já era estimado pelas pesquisas de intenções de voto, que apontavam Lima como vencedor da disputa. O ex-ministro Eduardo Braga (MDB), que tentava seu terceiro mandato no governo do Amazonas, ficou com 43,05% dos votos válidos. 

A eleição em segundo turno repete a trajetória de Wilson Lima em 2018, quando foi eleito na segunda etapa da campanha ao derrotar Amazonino Mendes (PDT). Naquele ano, o candidato do União Brasil recebeu ao todo 58,50% dos votos válidos (1.033.950 votos) e assumiu o lugar do ex-governador José Melo (PROS).

Campanha no Estado

Wilson Lima liderou a corrida eleitoral desde o início. No primeiro turno, recebeu 42,82% dos votos válidos, enquanto Eduardo Braga foi para o segundo turno com 20,99% dos votos. 

Em uma campanha marcada por troca de acusações entre os candidatos, o Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM) precisou intervir e determinar a suspensão de propagandas eleitorais dos candidatos por causa da veiculação de fake news e ofensas pessoais. A polarização do cenário nacional, com a disputa entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se refletiu no Estado.

Por um lado, Lima contou com o apoio de Bolsonaro e usou seu horário eleitoral gratuito para criticar as duas gestões de Braga à frente do Amazonas (2003-2006 e 2007-2010). Já Eduardo Braga, apoiado por Lula (PT), usou o mesmo espaço que tinha para atacar a gestão do governador na pandemia. Na última semana, Braga subiu o tom e acusou Lima de desviar verbas de hospitais destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19. 

Apesar dos ataques do adversário, Wilson Lima permaneceu como favorito e se manteve na dianteira em todas as pesquisas de intenção de votos realizadas no segundo turno das eleições. 

Sobre Wilson Lima

Apresentador de programa policial e locutor de comercial, Wilson Lima, de 46 anos, é paraense, mas mora no Amazonas desde 2006. Ele se mudou para a capital, Manaus, para ser repórter de TV em uma emissora local. 

Graduado em Jornalismo, chegou a desempenhar o papel de mestre de cerimônia na Prefeitura de Manaus. Em 2010, ganhou destaque ao assumir o programa 'Alô Amazonas', onde permaneceu até se tornar candidato.  

Sua primeira disputa política foi em 2018, na qual conseguiu se eleger governador do Estado na onda bolsonarista que marcou aquele ano e desbancou políticos tradicionais da região. À época, ele venceu Amazonino Mendes. 

Recentemente, Wilson virou réu em ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por supostos crimes praticados durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19, em 2020.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade