PUBLICIDADE

Jerônimo derrota ACM Neto e é eleito governador da Bahia

Candidato virou sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que era apontado como favorito nas pesquisas de primeiro turno

30 out 2022 - 18h24
(atualizado em 31/10/2022 às 01h47)
Compartilhar
Exibir comentários
PT garante quinto mandato seguido na Bahia com eleição de Jerônimo Rodrigues, projeta Datafolha
PT garante quinto mandato seguido na Bahia com eleição de Jerônimo Rodrigues, projeta Datafolha
Foto: Reprodução/Twitter/@jeronimoba13

Em sua primeira disputa eleitoral, Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito o novo governador da Bahia neste domingo, 30, como projeta Datafolha. A vitória no segundo turno das eleições dá sequência aos 16 anos consecutivos de governadores petistas no Estado.

Contrariando as pesquisas eleitorais, que apontavam ACM Neto como favorito desde o primeiro turno, Jerônimo conquistou 49,5% dos votos válidos no dia 2 de outubro e garantiu a liderança no segundo turno. ACM Neto ficou logo atrás, com 40,80%.

A eleição do candidato petista representa ao menos 20 anos seguidos de governo petista na Bahia. Jaques Wagner foi eleito em 2006 e reconduzido ao cargo em 2010. Quatro anos depois, deixou o Palácio de Ondina com um sucessor, o atual governador Rui Costa, que também teve dois mandatos.

Campanha no Estado

Embora a maior parte das pesquisas apontassem liderança de ACM Neto no primeiro turno, foi Jerônimo Rodrigues quem liderou no dia 2 de outubro. O candidato do PT conquistou 49,5% dos votos válidos, enquanto Neto recebeu 40,80%. 

Um dos motivos que ajudam a entender a "virada" de Jerônimo foi a polêmica envolvendo o candidato do União Brasil. O político se autodeclarou pardo ao TSE, o que provocou questionamentos e repercussão negativa para o ex-prefeito de Salvador. Até o fim das eleições, ele não recuou em sua posição.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra no Brasil é formada por pessoas que se autodeclaram pretas e pardas. No caso da Bahia, cerca de 80% da população do Estado se declara negra, conforme dados coletados em 2018 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE.

Após o primeiro turno, Jerônimo apareceu na liderança das novas pesquisas eleitorais do Ipec, Paraná Pesquisas e Atlas, com alguns empates técnicos. 

A corrida presidencial também impactou o cenário local. Jerônimo colou sua imagem à de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início da campanha e realizou passeatas e atos em conjunto com a liderança. ACM Neto, por outro lado, buscou manter a neutralidade. Apesar disso, seguiu sendo citado por Jair Bolsonaro (PL) como opção "oposta ao PT" para os eleitores da Bahia.

Sobre Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues Souza, de 57 anos, nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, localizada a 400 quilômetros de Salvador. Ele é professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e formado em Engenharia Agronômica.

Na vida pública, foi secretário nacional do Desenvolvimento Territorial no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Entre 2015 e 2019, atuou como secretário estadual do Desenvolvimento Rural, período em que fortaleceu o diálogo do governo com os movimentos do campo.

Na sequência, assumiu a Secretaria de Educação, mas deixou o cargo em março para disputar a eleição. Essa foi a primeira vez que ele disputou uma eleição, após decisão da Executiva Estadual do partido. Seu vice é o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), de 53 anos, advogado e vereador no quarto mandato.

Veja como ficou a votação em segundo turno no Estado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade