PUBLICIDADE

Política

Morre Amazonino Mendes, ex-governador do Amazonas, aos 83 anos

O político tratava de uma diverticulite e de uma pneumonia desde o ano passado

12 fev 2023 - 11h42
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Amazonino Mendes
Amazonino Mendes
Foto: Instagram

Morreu neste domingo, 12, Amazonino Armando Mendes, ex-governador do Amazonas, aos 83 anos de idade. A informação foi divulgada pela família do político.

Amazonino estava internado em São Paulo desde o Natal do ano passado. O ex-governador tratava de uma diverticulite, diagnosticada desde novembro de 2022. Nos últimos dias, seu quadro se complicou com a evolução de uma pneumonia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recentemente eleito para a Presidência na República na ocasião, chegou a visitar Amazonino no hospital. Ele se manifestou neste domingo e lamentou a perda.

Última eleição

Amazonino Mendes disputou sua última eleição em 2022. Ele se candidatou novamente ao cargo de governador do Amazonas, pelo Cidadania, mas perdeu em primeiro turno o pleito, que foi vencido por Wilson Miranda Lima (União Brasil), reeleito ao cargo.

Nas redes sociais, a família de Amazonino lamentou a morte e disse que o político deixa "um legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz". O ex-governador deixa três filhos.

Trajetória política

Amazonino foi prefeito de Manaus de 1983 a 1986, sendo eleito em seguida para o governo do Estado de 1987 a 1990. Nessa época construiu o 'Bumbódromo', arena de espetáculos onde passou a acontecer o Festival Folclórico de Parintins.

Em 1993, foi eleito novamente para comandar a capital, mas ficou apenas um ano no cargo. Em 1994, voltou para o governo do Amazonas, onde permaneceu até 2003. Sob sua gestão foi fundada a Universidade do Estado do Amazonas.

Seria novamente prefeito de Manaus (2009-2012) e governador (2017-2019). Neste último, venceu a eleição extraordinária convocada pelo Tribunal Superior Eleitoral após a cassação da chapa vitoriosa em 2014. (*Com informações do Estadão Conteúdo)

Homenagens

O governo do Amazonas destacou a trajetória política de Mendes e decretou luto de sete dias no Estado.

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, destacou o legado político deixado pelo ex-governador filiado à legenda. "Amazonino vive!"

O governador do Pará, Helder Barbalho, chamou Amazonino de "amigo" e também deixou sua homenagem no Twitter.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade