PUBLICIDADE

Pave 2023 da UFPel: provas acontecem neste fim de semana (2-3)

Confira os locais de realização das provas do Pave 2023 da UFPel e outras informações sobre o processo

1 dez 2023 - 08h17
Compartilhar
Exibir comentários

As provas do Pave 2023 da UFPel serão aplicadas no sábado e no domingo, dias 2 e 3 de dezembro.

O Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aplica provas nos três anos do ensino médio. Ao final do 3º ano, o candidato utiliza as notas das três provas para entrar na classificação designada ao preenchimento de vagas nos cursos de graduação.

Provas do Pave 2023 da UFPel

As provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro para a 1ª etapa e no dia 3 para as etapas 2 e 3. A duração das provas depende da fase em questão, para alunos do 1º e do 2º ano serão 3 horas e 30 minutos, já para candidatos do 3º ano, serão 4 horas

As provas consistem em 32 questões referentes aos conteúdos ensinados nos respectivos anos escolares dos inscritos no certame. Na última etapa, também é aplicada uma redação. 

Os itens da prova serão de múltipla-escolha, neles serão apresentadas 5 opções de resposta ("a","b","c","d","e","f'). A opção "f" será sempre "Ignoro a resposta". Caso o candidato erre uma questão, será descontado 10% da pontuação de uma questão correta, mas, se o inscrito marcar "Ignoro a resposta" a questão é zerada e não haverá desconto e nem acréscimo de pontos.

Confira como é distribuição do exame do Pave 2023 da UFPel:

Foto: Brasil Escola

As questões de língua estrangeira podem ser de inglês, espanhol ou francês, dependendo da escolha do participante

Vagas do Pave 2023 da UFPel

São disponibilizadas 1.031 vagas a partir do Pave 2023 da UFPel. 90% das oportunidades são destinadas às políticas de ações afirmativas.

No total, são 8 categorias de pessoas com direito de acesso às cotas, todas elas precisam ser alunos egressos do Sistema Público de Ensino. Os cursos com mais vagas são:

  • Agronomia, com 19 vagas para cada semestre e
  • Direito, com 26 oportunidades para o primeiro semestre.

Para a carreira de Medicina, são 11 chances para ingresso no primeiro semestre e mais 11 para o segundo. Os demais cursos possuem entre 9 e 12 vagas por semestre.

Para mais detalhes, acesse este Edital.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade