MEC suspende criação de novos cursos superiores EaD
Portaria do Ministério da Educação (MEC) define cursos de graduação que terão processos de autorização suspendidos. Clique e saiba as áreas afetadas.
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu por 90 dias o processo de autorização de cursos superiores e credenciamento de instituições de ensino superior na modalidade à distância.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (30) por meio da Portaria nº 2.041/2023. A iniciativa objetiva concluir a elaboração da regulamentação da oferta de cursos de graduação a distância (EaD).
Confira a lista dos cursos EaD que estão com os processos de autorização interrompidos:
-
Biomedicina
-
Ciências da Religião
-
Direito
-
Educação física
-
Enfermagem
-
Farmácia
-
Fisioterapia
-
Fonoaudiologia
-
Geologia
-
Engenharia geológica
-
Medicina
-
Nutrição
-
oceanografia
-
Odontologia
-
Psicologia
-
Saúde coletiva
-
Terapia ocupacional
O documento também suspende os pedidos de credenciamento quanto à modalidade EaD das instituições de ensino superior que tiveram o Conceito Institucional para EaD (CI-EaD) abaixo de quatro (4).
Regulamentação de cursos de graduação EaD
Em setembro deste ano, o MEC apresentou o relatório do Grupo de Trabalho de Educação à Distância (GT EaD).
O trabalho foi desenvolvido para contribuir na construção da política educacional de oferta de cursos superiores à distância nas áreas de Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia. Os quatro curso representam 20% das matrículas, conforme o Censo da Educação Superior 2021.
Entre as divergências identificadas pelo grupo de trabalho está a viabilidade de substituir atividades teórico-práticas e estágios pela utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Confira o documento na íntegra aqui.